tag:blogger.com,1999:blog-1136361073578599697.post472210008786195994..comments2023-11-10T08:40:19.627+00:00Comments on Lisboa Bike: A Terceira ViaBessahttp://www.blogger.com/profile/01544628827577680231noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1136361073578599697.post-82789857534785035822011-04-18T23:15:53.122+01:002011-04-18T23:15:53.122+01:00sou mais pró ciclovias que contra. o meu argumento...sou mais pró ciclovias que contra. o meu argumento é que se houver mais ciclistas vai haver um obrigatório 'transbordar' de bicicletas também para a estrada porque nem todos moramos ao lado de uma. <br />mas o que me levou a comentar foi a 'legalidade' das nossas escolhas que consideras fundamental. Eu acho importante transgredir as regras feitas para os carros. acho-o porque as bicicletas são veículos lentos e leves que permitem subir uns passeios para atalhar caminho na rotunda do marques ou na praça do comercio mas também são velozes o suficiente para descer a av da liberdade no meio da faixa de rodagem para aumentar a visibilidade e obrigar a uma ultrapassagem correcta. Eu pessoalmente até faço pequenos trajectos em contra mão; com luz e bem chegado à berma para poupar trajectos absurdos em bicicleta. Para mim a bicicleta e o peão têm de estar em todo o lado e voltar a conquistar a prioridade que perderam para as máquinas assassinas... mas é só mais uma opinião ;-)pedro santosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1136361073578599697.post-30859996705063982472011-04-18T20:45:17.880+01:002011-04-18T20:45:17.880+01:00Apesar do direito a circular na estrada, o desenvo...Apesar do direito a circular na estrada, o desenvolvimento de ciclovias é importante. Ainda que em bom estado, há pavimento em alcatrão que provoca muito atrito aos pneus de uma bicicleta híbrida ou de estrada, aumentando o esforço do percurso. Isto é importante para quem usa a bicleta como meio de transporte, porque o atrito mínimo de uma ciclovia potencia a velocidade e a menor resistência ao rolamento, permitindo uma viagem mais calma. Por outro lado, ainda que com respeito na via pública, acho tranquilizador não ir com um carro atrás.<br />Também concordo com a imputação de responsabilidade civil ou criminal objectiva nas colisões com bicicletas.<br />No entanto, acho que migalhas ou não, pequenos incrementos têm a sua importância: por cada ciclista (quotidiano/commuter) que uma ciclovia ou uma qualquer medida insignificante chamar ou fizer não desistir, sem dúvida que aumentará a possibilidade de sermos muitos mais - e aí já não haverá como não ligar à existência de bicicletas na estrada.Pedro Portelahttps://www.blogger.com/profile/18024942291823353346noreply@blogger.com