tag:blogger.com,1999:blog-1136361073578599697.post8978820485148552072..comments2023-11-10T08:40:19.627+00:00Comments on Lisboa Bike: Fui votar. E agora?Bessahttp://www.blogger.com/profile/01544628827577680231noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-1136361073578599697.post-83767422944467770612011-06-06T06:43:46.201+01:002011-06-06T06:43:46.201+01:00Olá. Também tenho visto mais bicicletas em Lisboa ...Olá. Também tenho visto mais bicicletas em Lisboa e no comboio, o que me deixa contente e a pensar que, de facto, algumas pessoas estarão a aderir, com consistência, a este meio de transporte; para uso quotidiano ou recreação.<br />No tocante às tuas sugestões, não concordo com elas na totalidade. Não acredito - mas desmintam-me se estiver errado - que a introdução de uma regra de strict liability (em português, também temos esta regra para outras áreas da vida e do trânsito, não para as bicicletas, que se chama, <b> responsabilidade civil objectiva</b> )no estado actual da utilização da bicicleta é uma medida extrema e que não leva em conta que a maioria dos automobilistas, ainda que cuidadoso, não está habituado a interagir com uma bicicleta. No limite, estou de acordo com a introdução de legislação quando a utilização da bicicleta se tornar mais frequente. E acho que faz todo o sentido, mas não já. Quero dizer, tenho também algumas dúvidas sobre se esperar tem efectivamente um resultado benéfico; não faço ideia.<br />Mais importante é, como dizes, a construção de vias segregadas com piso liso para uma condução mais suave, retirando o espaço à rodovia. Efectivamente, parece difícil quando toda a gente só pensa em automóveis, mas acho que é uma medida bem mais importante.<br />O programa de partilha de bicicletas, ao nível do poder local, não me acredito que vá levar a um grande incremento do uso da bicicleta. A bicicleta é um veículo de baixo custo; que pode obviamente ser caro, consoante os modelos. Por isso, creio que não levará a pouco mais do que uns quantos utilizadores ocasionais e outro tanto de turistas. Frequentemente, andar-se de bicicleta está preso com o facto de se interessar por bicicletas e gostar de bicicletas (uns mais a fundo, outros menos) e por isso acho duvidoso que não seja mais do que para desenrascar ou para usar muito de vez em quando.Pedro Portelahttps://www.blogger.com/profile/18024942291823353346noreply@blogger.com