domingo, 17 de janeiro de 2016

Tróia-Sagres 2015: a maldição do licor dourado

A caminho do Sul

 Sabem como é, um tipo vai a andar pela rua e de repente tem a sensação de que alguma coisa não está bem. Que há ali alguma coisa errada. Pois naquela noite havia definitivamente algo estranho a passar-se, e já estava quase a chegar em casa quando dei conta que... estava descalço! Um considerável esforço de avaliação permitiu também registar que a roupa que tinha vestida não era minha e que a minha memória das últimas horas tinha inúmeros e vastos buracos.

Só faltam 200 km!


Enquanto tentava avaliar a magnitude dos estragos daquela noite de fim de verão (Onde diabos estava o carro? Tinha-me atirado à amiga que me veio trazer? Que figuras teria feito? E porquê estava o meu telemóvel cheio de água??), uma recordação viria sobrepor-se a todas as outras inquietações: tinha aparentemente passado boa parte do tempo a convencer toda a gente disposta a escutar-me a ir ao Tróia-Sagres. E pelo caminho comprometera-me irrevogavelmente também a participar. Outra vez. Opsss.

Para afastar pensamentos negativos e conseguir adormecer nessa noite fatídica, facilmente me convenci de que teria imenso tempo para treinar, até Dezembro. E que até lá, além de alcançar a minha melhor forma de todos os tempos, recrutaria uma equipa de apoio constituída exclusivamente por belas Dinamarquesas em idade fértil, que me faria relaxantes massagens e distribuiriam cerveja belga a intervalos regulares pelo Alentejo.  

No Ferry, manhã cedo


Fast-forward uns meses, para a nacional 120. Para a realidade. O progresso era penosamente lento, os quilómetros pareciam não passar, a minha média era a pior de sempre, a descer já dos 20km/h. Uma chegada de noite anunciava-se, impossível de evitar. O tempo estava instável, com vento frontal boa parte do caminho e já tinha até chovido. Com o conforto de meses de distância do evento, chegou a estar previsto fazer os 200 km do percurso numa dobrável de supermercado emprestada, só por graça, e ainda voltar a tempo de ir à festa de Natal de empresa, nessa mesma noite. A realidade era algo muito diferente.

Enquanto uns descansam, outros nem por isso...


Na verdade, àquela hora muita gente já tinha cumprido o histórico percurso, o meu companheiro de aventura, por exemplo, relaxava em frente ao nosso ponto de encontro. Registos GPS de cinco horas e qualquer coisa de caminho estavam naquele momento a ser uploadados para o strava.

Para mim, o descanso ainda teria que esperar. Tinha vindo de BTT este ano, a velha Kona prometia mais conforto e era a máquina certa para o regresso ao Tróia-Sagres. Porque este ano eu tinha a mesma idade do António Malvar aquando da sua primeira e inspiradora travessia, feita, como toda a gente sabe, numa bicicleta de montanha. Parecia a coisa certa de se fazer. Infelizmente, pouco mais tinha treinado que na aventura de 2013 e estava claramente a pagar o preço.

É verdade que tinha perdido uns dez quilos de peso desde 2013, mas a pior aerodinâmica da posição da Kona e a falta de treino pareciam ser factores mais relevantes. Desde o início tinha sido quase impossível manter as médias que assegurariam a minha chegada ainda com luz do dia. Tinha começado a pedalar às 08:00, com a chegada do mesmo ferry de à dois anos. A supremacia da bicicleta de estrada era este ano avassaladora, diria mesmo que 90% das biclas eram estradistas mais ou menos rápidas e as BTT cada vez mais difíceis de encontrar no longo caminho para o Algarve.

O dia estava excelente, para Dezembro. Estava frio, mas o Sol brilhava e aquela hora da manhã tudo parecia ainda possível. A navegação dos primeiros km, rodeado do caos das carrinhas e material, equipas inteiras a reunir-se e preparar-se na berma da estrada, fez-se sem incidentes. O percurso até Sines não teve história. Não houve stresses com enlatados e o dia luminoso convidava à boa disposição. A camaradagem entre ciclistas na estrada está viva e recomenda-se. Era inegável que ia mais lento que à dois anos e esse facto foi-me imediatamente recordado na primeira paragem ao km setenta e picos. O meu companheiro que tinha arrancado comigo levava agora uma hora inteira de avanço!     

A coisa não melhorou ao longo do dia. No fim, apesar de todo o apoio dos pais do João, que abdicaram de acompanhar o filho para me apoiarem a mim, apesar do meu peso reduzido, apesar da minha experiência e do meu esforço, a noite apanhou-me na serra. Sim, era noite cerrada e eu ainda me arrastava pela estrada deserta, perdido entre montes e vales, a quilómetros do destino.

O carro vassoura mais espectacular dos últimos tempos

Perdido num mundo de dor, no meio de uma épica batalha mental comigo mesmo, de repente a escuridão foi afastada por um par de potentes faróis. Atrás de mim, com um rugido, um roadster desportivo iluminou a estrada, afastou as dúvidas e mostrava agora o caminho para Sagres, o caminho para a glória e para a salvação. Eram outros amigos, que vinham fazer a rodagem de um MX-5 ao Algarve e pelo caminho salvar este vosso escriba.

A foto da praxe, com a ajuda de outros retardatários

Assim foi. Com este incentivo, e esta luz, rodei a até Sagres numa onda de boas energias e boa vontade. Saí da bicicleta meio morto, mas ao mesmo tempo renascido. Depois de jantar já estava como novo e anotei, mais uma vez, se falta fizesse, que quem tem amigos tem tudo.

5 comentários:

  1. haha, muito fixe! como eu te percebo... :)
    um abraço e boas pedaladas!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. thank you for your pretty good news story. let me share about my day-to-day life

    that develops in one of the online my sites

    Agen Bola Terpercaya
    Situs Judi Terbaik
    Agen Taruhan online
    Dewa Prediksi Togel
    CeritaXxX

    ResponderEliminar
  4. Datangkan motor anda dan service di Bengkel Motor Bekasi dan kunjungi Juga website kami http://www.bengkelmotorbekasi.com

    ResponderEliminar