domingo, 2 de maio de 2021

Projecto Bacalhau: Dia 10 - No Gerês!

De. Sonho.


Amanhece em Vila Praia de Âncora, mas não entra muita luz pela janela do meu quarto na guest house. Como sempre, tinha consultado a previsão, e no fundo sabia que ia chover. Mas estava a relativizar essa informação, porque também tenho uma regra que diz que não se saí de casa para uma volta se na hora de arrancar já estiver a chover lá fora. Pequeno almoço tomado, tudo arrumado, não podia adiar mais a decisão. A alternativa é ficar mais um dia, e passar 24h fechado num quarto.

Portanto desço para recuperar a minha bicicleta do anexo e assim que ponho as rodas na rua, começa a chover. But of course! O dono da casa, que me observava da porta (seria o baixinho do letreiro?), ainda alerta para o facto de,  talvez, se calhar, não ser boa ideia arrancar com aquele tempo. Mas eu já eliminei as alternativas da cabeça, agora é para avançar. 


Saiu cara esta imagem


Antes de me fazer à estrada, vou até à praia, para a despedida. Resolvo fazer uma última foto, e a imagem de cima foi tirada imediatamente antes de uma rajada de vento tombar a bicicleta carregada para o lado do desviador. Tudo parecia bem, mas assim que preciso de trocar de mudança, percebo que o desviador foi mesmo afectado. Tenho as mudanças todas afaralhadas (sim, é uma palavra), com a corrente a querer saltar em boa parte delas.


A paisagem não decepciona


Com a esperança de que a chuva pare e o vento amaine, vou fazendo o meu caminho para Oriente. O impermeável parece ser suficiente para a intempérie e encontro uma mudança que parece rolar suave nos carretos e tento manter-me nela, até ter oportunidade de dar uma olhada no desviador.  A estrada é bonita e tem curvas e paisagem que cativa, pelo que, apesar das condições, os quilómetros não se fazem penosos. 


Ponte da Barca


O tempo melhorou e não chove quando chego a Ponte da Barca. Não recordava devidamente a beleza singular desta terra, e logo decido que este vai ser o destino para almoço, já que a vila tem também grande reputação na importante área do petisco. E tive que me apressar, já que por todo o lado se viam turistas, que aparentavam ter como eu um saudável apetite e os lugares nos restaurantes já escasseavam.


Festa


Grandes fotos, para onde quer que se aponte


Com uma enorme francesinha a aconchegar o estômago, sigo pela N203 rumo aos limites do Parque Nacional Peneda-Gerês. A paisagem vai ficando mais desprovista de marcas da presença humana à medida que vou avançando. Na reunião que tive com Dentuça durante o almoço identificamos um parque de campismo pouco depois de cruzados os limites do parque, perto de Entre Ambos os Rios. Dadas as condições, é talvez o melhor destino para hoje. 


Gerês!


Água por todos os lados!


Resistência à água prestes a ser testada


Dia 10. Vila Praia de Âncora-Entre Ambos os Rios. 60km (Estrada).

2 comentários:

  1. Acompanhar o teu blogue está a ser uma viagem para mim. Obrigado por partilhares as tuas experiencias, fotos e memorias.

    Algumas perguntas, como já se acostuma:
    - No dia 3, mencionaste que os travoes estavam instaveis e a fazer barulho. O que foi que fizeste para resolver?
    - E o que aconteceu com o Desviador no final?
    - E por ultimo, com tanta quilometragem, como fazes para gerir descomforto muscular? Fizeste/fazes alongamentos e exercicios durante a viagem e/ou quando paras ao fim do dia?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Gonçalo. As pastilhas foram trocadas, mas nem era necessário, aquilo precisava era de uma boa limpeza. O desviador foi alinhado, para isso tive de trocar o dropout, como conto na última posta. Por fim, eu não faço alongamentos. Sei que devia, mas não faço. O único cuidado que tinha era caminhar um pouco, para mudar de postura e trabalhar outros músculos. Mas isso era também parte das minhas rotinas, por exemplo, ir até ao supermercado.

    ResponderEliminar