segunda-feira, 3 de maio de 2021

Projecto Bacalhau: Dia 11 - O Equipamento

Pronta a rolar

É o décimo primeiro dia da viagem. Fechados numa tenda pouco maior que um sarcófago, o Dentuça e eu observamos a chuva cair no Gerês. Chove continuamente durante toda a manhã. As minhas regras dizem que não se arranca debaixo de chuva e gosto ainda menos de arrumar uma tenda molhada. A determinada altura demos a manhã como perdida e com ela o dia todo. Já não valia apena arrancar. E continuava a chover.


    O acampamento base


Mudar o dropout sem tirar o cabo do desviador


Concentrei-me no que podia fazer. Procurei um lugar abrigado no parque, e fui tratar do desviador traseiro. A queda do dia anterior provavelmente teria empurrado o desviador e o dropout estaria torto. Uma coisa que acontece. Por isso mesmo, tinha comigo um dropout extra, foi questão de trocar e afinar. Ficou muito melhor, mas a indexação mais tarde veio a dar problemas e só resolvi isso já na estrada.  

Aproveitemos esta pausa na viagem para falar do que tenho comigo para permitir fazer estes quilómetros com algum conforto. Falemos então do equipamento.

A Bicicleta

A minha bicicleta é uma TRIBAN RC 520 GRAVEL de 2019. Este modelo é uma versão gravelizada daquilo que no fundo é uma bicicleta de estrada de endurance (A Triban 520 standard). Trata-se pontanto de uma bicicleta de estrada com uma posição confortável, apta para grandes distâncias. Tem travões de disco e o quadro aceita pneus até 36mm, oficialmente, e 40mm não oficialmente.


Uma das alterações feitas à Triban


As diferenças para o modelo mais convencional são a pintura especial, o guiador mais largo e com flare, 46cm no meu caso, e os pneus largos Hutchinson Overide, de 35mm. A estas diferenças tenho de acrescentar as que eu próprio levei a cabo. A Saber: 

  • A pedaleira Shimano 34-50 pareceu-me demasiado para uma bicicleta carregada, e alterei para uma Miche 30-46 ligeiramente mais leve e bem mais simpática nas subidas. 
  • Pelas mesmas razões, a cassete 11-32 de origem foi trocada por uma Shimano 105 de tamanho 11-34, o maior tamanho que o desviador aceita (a acreditar na Shimano, mas ninguém acredita).
  • Os pneus foram os mesmos recomendados pela marca, mas montados Tubeless.
  • O guiador foi trocado por um FSA de 44cm, também de gravel, por uma questão de tamanho, mas também por preferência ergonómica.
  • O espigão do selim, e o avanço foram trocados por questões de bike fit, e também estética e peso.
  • Os pedais são uns SPD da Shimano, os PD-M540.
  • As rodas de origem, por fim, foram trocadas por umas DT Swiss, uns cubos 240 montados em simples aros R470 da mesma marca, um conjunto robusto e suficientemente leve.

Tudo somado, a bicicleta pesava cerca de 10,25Kg. Para descer deste peso, era preciso gastar bastante dinheiro. Para mim o peso era suficiente, e as escolhas davam garantias de fiabilidade, que era o mais importante. 

Os Sacos

Para transportar tudo o que era necessário, optei por um set-up convencional de bikepacking, saco de guiador, bolsa de quadro, bolsa de selim e mais uma bolsa pequena de tubo superior.  Tinha também dois feedbags no guiador, para água e comida. Abaixo ficam as capacidades e os conteúdos.


Saco de Guiados da Topeak


Saco de Guiador. É um modelo de 8 Litros, e servia para transportar a tenda de 1 pessoa da Decathlon, de 1.6Kg, mais o colchão de campismo insuflável. A arrumação tem a ver com o formato da tenda, mas também ajuda na distribuição de peso.


Esses chinelos já viram muita coisa!


Saco de selim. Modelo de 10 Litros, aqui ia o kit de comida (o fogareiro a álcool, álcool, mais o pote, isqueiro, talheres e mini esponja para lavagem), mais o saco cama ultra leve, e roupa. A roupa para ciclismo que não ia vestida era constituída por jersey, jersey de inverno e impermeável, e manguitos e pernitos. Para uso fora da bicicleta tinha uma t-shirt de desporto ultra leve e uns calções de desporto genéricos. Levava alem disso uma muda de meias e roupa interior, e uma toalha de desporto de secagem  rápida. Amarrados por cima do saco, embora por vezes fossem noutro lado, ficavam uns básicos chinelos de dedo.


Conteúdo da bolsa de quadro Restrap


Saco do quadro. Modelo de 4.5 Litros. Aqui viajavam a minha mini-bomba, câmaras de ar, as ferramentas, as peças extra, e alguma comida. Havia também um pequeno kit de primeiros socorros, e o necessaire. Os itens de electrónica viviam também aqui, powerbanks (2x5000mAh), tomada USB com várias saídas, rádio MP3, auriculares, cabos. Tinha também um cadeado baratucho, para aqueles momentos em que tinha mesmo que deixar a bicicleta sozinha por uns minutos. Todos os sacos são da Topeak, excepto este do quadro, que é da Restrap.


Bolsa de quadro Topeak


Bolsa de quadro (tubo superior). Cerca de 0.5 Litros. Aqui estavam barras energéticas e outros itens pequenos, como luzes. Por vezes o powerbank vinha para aqui, para uso em andamento, mas foi coisa que nunca foi necessária, pois o meu GPS aguenta mais de 30h seguidas de navegação.  


Vista do Cockpit 


Feedbags. Cerca de 0.6 Litros (x2) Nestas úteis bolsas transportava 1 bidão de 600ml e comida. Por exemplo um pacote de frutos secos já aberto. Escolhi levar estas bolsas em parte devido à impossibilidade de transportar mais água no quadro, existem apenas os dois apoios tradicionais e com os sacos apenas conseguia montar bidões relativamente pequenos. Tudo somado transportava 600ml x2 + 750ml, ou seja quase 2 litros de líquidos. 


A minha capacidade de água para a viagem


O peso de todo este material totalizava 8Kg, o que me deixava razoavelmente satisfeito. No início do projecto tinha decidido que o peso total para a viagem não deveria ultrapassar os 100Kg, para poupar as rodas e manter algum prazer na condução, também nas subidas e fora de estrada. A meta foi atingida, mas eu tive de perder algum peso antes da data da partida!

Dia 11. Entre Ambos os Rios. 0Km.

2 comentários:

  1. Respondeste a mais curiosidades e ainda a uma pergunta que ia colocar há pouco e eventualmente esqueci, sobre o que usavas para te manteres com energia, uma vez que quando esgotas o glicogeneo nas viagens de longa duracao, ha sempre uma quebra de energia que acompanha. Se li correctamente, frutos secos e barras energeticas?

    Obrigado novamente pelo detalhe. O meu mais longo trajecto foram ~70km em loop num parque. Recentemente, tenho ficado nos 12 - 15km no trainer, face à recuperacao de um joelho e ao desconforto que ainda sinto no mesmo, mas ainda assim, tenho alguma vontade de fazer uma aventura semelhante. Já tinha pensado em apanhar o Ferry de Dublin para Holyhead e fazer a trajectoria até Cambridge (onde tenho amigos) eventualmente Londres e retornar, uma vez que no UK as estradas e ciclovias sao particularmente bem documentadas e em um numero superior, comparado com a Irlanda.

    Continua a escrever e a pedalar.

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo. Eu tinha barras energéticas, géis, e pacotes de bebida isotónica. Mas a partir de determinada altura isso acaba, e é preciso viver do que se encontra localmente, a maioria das vezes comida normal. O importante é comer regularmente.

    ResponderEliminar