terça-feira, 28 de setembro de 2010

Deixem lá estar isso


Para grande frustração minha, o meu trajecto diário de bicicleta está, por agora, reduzido a uns meros 3 km. São 3 km todos os dias, são 3 km feitos a fundo, mas são 3 míseros km. Menos de 10 minutos a dar ao pedal, para ir de casa à estação do comboio e regressar. Forçado a utilizar os transportes públicos, ando mais atento às suas problemáticas. E atenção, eu só uso transportes públicos finos: nada de autocarros comprados em 3ª mão à República Checa, nada de aturar a condução condicionada ao humor do senhor motorista, nada de perder tempo em engarrafamentos, acidentes e confusões a que esses paquidermes viciados em nhã-nhã de dinossauro estão sujeitos. Não, para este vosso escriba só serve bifinho do lombo, ou seja, comboio suburbano (da linha de Cascais) e metro.

Da utilização regular destes dois serviços, só posso dizer bem. Tirando a questão das máquinas dos bilhetes da CP, tudo me agrada. É talvez incrível, mas verdadeiro. Não sei se esses reclamadores profissionais, que têm sempre uma desculpa para usar o carro para ir nem que seja à casa de banho, andaram alguma vez de metro nos últimos 10 anos. Carruagens limpas, estações bem iluminadas, horários cumpridos, tudo o que é para funcionar, funciona. A CP é basicamente a mesma coisa.

Fiquei por isso intrigado quando soube que a cronicamente falida CP se preparava para adquirir carruagens e locomotivas novas, no valor de centenas de milhões de Euros. Boa parte desse novo material seria para a linha de Cascais. Ora eu não sou engenheiro, mas tenho a a ideia que os comboios não são propriamente produtos de consumo, como os modernos pópós, que a maior parte das pessoas acha por bem substituir  cada 5 ou 6 anos. Com a devida manutenção, até um comboio a vapor com mais de 100 anos está apto a transportar passageiros. E assim à vista, não há nada nas carruagens que me diga a mim, utilizador, que aquele material é demasiado velho ou ineficaz. Por que razão uma empresa falida estava disposta a gastar muitos milhões, de dinheros públicos, para substituir carruagens confortáveis e seguras era algo que me ultrapassava.

Felizmente a crise parece ter colocado algum bom senso nas mentes geniais que dirigem a CP. Foi hoje noticia que a empresa arranjou maneira de largar o contrato de aquisição sem perder dinheiro. (Só a face). Não fico propriamente feliz de ver menos investimento a ser feito nos comboios, antes pelo contrário. Mas ainda acho que as prioridades de mobilidade continuam por cá muito mal definidas.

5 comentários:

  1. A CP preparava-se para comprar carruagens bi-corrente 8ou qualquer coisa) para poder juntar a Linha de Cascais á da Cintura.

    A ideia em si é atratente, até se começarem a estudar os pormenores. Ainda bem que nºão avançou.

    Às vezes uma crise é uma sorte.

    ResponderEliminar
  2. Especialmente porque há que guardar o dinheirinho para pagar coisas bem mais importantes para o futuro do país, como são os brinquedos do menino Paulo Portas, aquelas coisas que servem para meter um monte de homens debaixo de água, a fazerem não se sabe bem o quê...
    ... in the navy... na-na-na-na-na-naaa... in the navy....

    ResponderEliminar
  3. Porque não fazes parte do percurso de bicicleta? A parte que tens de fazer de metro, por exemplo. Ao menos não te enfias num buraco escuro. Eu tenho transporte porta a porta (Paço de Arcos - Entrecampos), e por isso não tenho uma necessidade pratica de utilizar a bicicleta, apenas uma necessidade psicológica extrema. Desde que o puto nasceu deixei de conseguir sair cedo de casa e agora opto por ir de transportes com a bicicleta (Linha de cascais + linha da Azambuja, com mudança em Alcântara) e volto a pedalar. Assim também não preciso de tomar banho quando chego ao trabalho. Na volta, quando estou mais urbano ou mais preguiçoso desço de Entrecampos até ao Cais do Sodré e apanho o comboio (ou se tiver tempo vou curtir a zona ribeirinha); se tenho coragem e estiver numa cena mais campestre atravesso Monsanto e vou até Algés e aí decido se me meto no comboio ou vou o resto de bina.
    É tudo uma questão de escolheres o percurso que te dá mais gozo pedalares.

    Lembra-te que tens a linha da Azambuja que te põe no meio de Lisboa (Sete-Rios, Entrecampos, Av. de Roma) e onde podes levar a bina contigo, ao contrário do metro. Os comboios são certinhos, confortáveis e normalmente vazios.

    ResponderEliminar
  4. Pois é Bessa, a CP já não vai mesmo fazer a compra de novos comboios.

    http://economia.publico.pt/Noticia/cp-ja-nao-compra-novos-comboios_1458032

    Tb concordo contigo. Neste momento sinto-me uma priveligiada por poder utilizar um dos melhores transportes públicos da região de Lisboa na linha mais fina da cidade ;) (CP - linha Cascais)!
    Era interessante que mesmo aqueles que como nós apanham o comboio de manhã e ao fim do dia aproveitassem a viagem para verem os detalhes da bonita paisagem por onde se passa para relaxarem na sua manhã e tarde... Realmente é das coisas porque me considero afortunada poder usufruir deste transporte em vez do carro...

    Rita

    ResponderEliminar
  5. Obrigado JoeZef pelas ideias de percurso. Para onde eu vou não dão muito jeito, mas é uma dica que de certeza ainda me vai ser útil.

    Rita, a linha da CP de Cascais era uma referencia na minha infância. Era a maneira que eu tinha de chegar à praia no Verão. Acho que nunca perdeu esse encanto. Até acredito que a sua exploração fosse/seja rentável.

    ResponderEliminar