quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projecto "Excepto Bicicletas"

Conhecem?

No âmbito do Orçamento Participativo, a comunidade ciclo-motivada da capital prepara-se para apresentar propostas que beneficiem a mobilidade a pedal em Lisboa. Quebrando a tradição do Lisboa Bike de ficar confortavelmente de fora a falar mal do que se vai passando, desta vez resolvi envolver-me num dos projectos.

No estrangeiro é assim. Imagem: Gabriel J. www.weloveprovence.fr/

Resumidamente, vai-se propor à câmara uma série de alterações à sinalização vertical que beneficiem a progressão dos ciclistas em zonas onde não existem infraestruturas segregadas, vulgo ciclovias. Essencialmente são excepções em sentidos únicos, pensadas de forma integrada, criando percursos alternativos, de maneira a agilizar a circulação do ciclista urbano. Na práctica vamos dizer à CML quantos sinais serão necessários e indicaremos os locais precisos onde estes deverão ser colocados.

Os critérios para colocar os sinais são muito simples e são os seguintes:
  • Ruas de uma só faixa. 
  • Falta de alternativas viáveis próximas.
  • Pouca inclinação (Deve ser possível subir com uma bicicleta de cidade sem mudanças)
  • Sem restrições de inclinação no caso de ser a descer.
  • Largura da rua deve permitir a passagem segura.

A fase inicial é a identificação dos locais num mapa da capital. Se alguém conhecer localizações propicias e quiser colaborar nesta tarefa pode inscrever-se nesta lista e solicitar acesso ao mapa.

Ao contrário do que muita gente parece pensar, não existe nenhuma indefinição legal que limite potencialmente a aplicação desta proposta por parte da câmara. Na realidade, a própria CML já sinalizou pelo menos um local desta mesma forma, um local que a maioria dos ciclistas de Lisboa bem conhecem, de onde foi tomada a imagem inicial:

Parte da afamada ciclo-coisa Belém-Cais do Sodré

Símbolos misteriosos para o automobilista perceber que não é tudo dele

O lado da entrada está também devidamente sinalizado

O Orçamento Participativo tem sido alvo de muitas críticas pela demora na implementação dos projectos aprovados, e nada me seria mais fácil que vir aqui arrasar com críticas fundamentadas e pertinentes o comportamento da CML neste capítulo. Penso, no entanto, que será bem mais produtivo continuar a insistir e a pressionar a câmara, por todas as formas possíveis, para conseguirmos por fim um razoável nível de segurança e praticabilidade para as deslocações em bicicleta. Esta será uma dessas formas. Conto com a vossa ajuda. (O diz-que-é-uma-espécie-de-humor-corrosivo volta dentro de momentos)

2 comentários:

  1. Excelente!

    Faltou o nome correcto "Lisboa ainda mais ciclável" e o respectivo link para a página no Facebook:
    http://www.facebook.com/LisboaAindaMaisCiclavel

    ResponderEliminar
  2. Xiiii, esse nome não revela a natureza do projecto. E já sabes como sou LivroDosFocinhos-Chalenged...

    ResponderEliminar