quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A gloriosa hora do almoço, a Gloriosa Bicicleta e o Velho Lau

Saiam da Frente! Hoje é cozido!!
 
Então, essas compras de Natal? Tá tudo? Hem? Não querem falar nisso? Vai quê?? Compreendo. Mas cuidado com deixar demasiadas coisas para a última hora, já sabem como é o Zé-do-Enlatado Tuga: vai tratar de compensar o atraso assim que se sentar ao volante. Nada como partilhar a estrada com uma horda de automobilistas ainda mais enraivecidos e tresloucados que o habitual, na senda do último par de peúgas para a avó e da caixa XXL de Ferrero Rocher para boazuda do economato. (Pode ser que pinte um clima...) Ah, o Natal, o Natal. Já sinto o cheiro a benzina no ar!

"Na hora do almoço, tem cuidado, moço"

Bom, e falando em enlatados enraivecidos, já reparam como a hora do almoço é capaz de ser ainda pior que a hora de ponta da manhã e da tarde? Estava aqui a tentar pensar num trocadilho, tipo "esfomeados ao volante, perigo constante" ou "hora do almoço, acelera que dá gozo", ou ainda "Saí lá da frente, tenho que ir dar ao dente". Enfim, a questão é a mesma de sempre, o automobilista médio sobrestima a capacidade que tem de se deslocar rapidamente na sua viatura movida a nhanha de dinossauro, esquecendo sempre de contar com demoras com o trânsito, os semáforos, passadeiras, cruzamentos, etc, e resolve sair da empresa e ir almoçar a algum sítio fora das redondezas. Afinal uma hora dá para muita coisa! Para ter tempo de comer o bitoque no restaurante favorito ou poupar uns cobres almoçando em casa, e ainda ir ao banco ou à farmácia, anda para trás e para a frente numa correria louca que o deixa cego a outros utentes da via, principalmente os mais vulneráveis, como peões e ciclistas. Quantos destes histéricos sprints gastronómicos não terão já acabado com a vida de um ciclista? Não faço ideia, mas para mim a hora do almoço dos dias de semana é como o período nocturno: circulo de bicicleta com cuidado extra.

Foto: "Portugal 50 Anos de Ciclismo"

Mas por muito cuidado que se tenha, o perigo existe. Que o diga Venceslau Fernandes, que este fim de semana levou com um enlatado cheio de pressa para ir às compras (ao Pingo Doce), e foi parar ao hospital com várias fracturas sérias. Com 68 anos estas coisas tornam-se ainda mais complicadas, mas o lendário vencedor da Volta a Portugal de 1984, quando já ia nos 39 anos (e cuja carreira acabaria apenas aos 46 anos de idade), tem fama de ser rijo que nem uma barra de ferro. Espero que faça jus a essa reputação, e recupere depressa. Recordo com algum alarme que a própria Vanessa Fernandes, a famosa filha do Velho Lau, ainda em 2010 teve também um encontro imediato com um paquiderme de aço durante um treino, que implicou cuidados médicos e uma temporada de baixa. Este país...

Ainda se diz "like!"?

Mas vamos esquecer as coisas tristes por uns momentos e abraçar a imensa paixão pela bicicleta! Pelo menos é o que propõem os autores de "A Gloriosa Bicicleta", o livro da moda desta quadra natalícia. Sendo os autores, além de ciclistas urbanos, membros veteranos dos media, não é de estranhar que se saibam mexer na comunicação social e nas redes sociais, onde esta obra tem conseguido atrair as atenções de adeptos da causa e não só. Não sei se se trata apenas de "spin" positivo, mas ainda não botei as mãos nesse canhenho e ele já me conseguiu transmitir boas vibrações, por alguma razão. E não, não andei a fumar nada. Se quiserem adquirir uma cópia do pequeno livro laranja com direito a gatafunho dos autores, ainda podem passar no Cascais Villa este Sábado e conseguir mais uma prenda para por no sapatinho. Ou na meia. Ou na chaminé. Ou whatever.

E falando em prendas, para aqueles que têm mostrado preocupação com o meu estado de saúde após os 200km de Sábado, reporto com satisfação que tudo vai bem e apenas o meu posterior se queixa um bocado:

"Tenho MESMO que mudar de selim!"

2 comentários:

  1. pela posta! a hibernação fez-te bem! voltas-te em força!
    nota-se a inspiração no "ny bike snob"... laike :)
    continua a presentar-nos com estas pérolas, sff!!
    abraço
    julio

    ResponderEliminar
  2. correcção: não é "pela posta" mas "bela posta"
    julio

    ResponderEliminar