terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lisboa: novidades de mobilidade sustentável

O centro de Lisboa será fechado ao trânsito! Err... não.

Aproximando-se a largos passos a Semana Europeia da Mobilidade, andei a pesquisar novidades de Lisboa, e da Câmara de Lisboa, relacionadas com a mobilidade. Como de costume, até há muita coisa a acontecer, mesmo que a sua importância seja muito relativa. Eu destaco: 

  • Dia 12 foi lançado o concurso para a construção da ponte ciclo-pedonal sobre a 2ª Circular. Já se fala dessa travessia há algum tempo, parece que agora as coisas estão a andar. Conclusão prevista para finais de 2012. Ou então estes senhores foram só comer croquetes. (Ver vídeo

  • Dia 18 é o Passeio da FPCUB, "Lisboa Ciclável", que percorrerá maioritariamente ciclovias. Pode ser interessante para quem queira conhecer a extensão da rede de "ciclovias" da capital. Começa e acaba no Jardim Amália Rodrigues (Parque Eduardo VII).

  • Dia 21 teremos os VI Prémios Nacionais de Mobilidade em Bicicleta, em que a perseverante FPCUB vai tentar engraxar algumas entidades oficiais que pouco ou nada fizeram pelo ciclismo utilitário em Portugal, na esperança de que uma consciência pesada os leve a, no futuro, serem mais amigos da bicicleta e do ambiente. Pelo meio, alguns prémios merecidos também serão atribuídos.

  • Dia 22 é o Dia Europeu sem Carros. Em Lisboa será mais um dia de carros por todo o lado, carros em cima das árvores, em cima do passeio, peões maltratados e atropelados e caos rodoviário geral. Haverá no entanto uma conferencia, ainda não consegui perceber onde, para discutir o óbvio:"A Bicicleta, Ferramenta de Estratégia Energética e Ambiental”.

Há mais eventos previstos, mas é quase tudo à base de voltinhas de bicicleta em cima do passeio e colóquios e conferências onde se discute o que depois não se implementa. No fim, toda a gente regressará a casa de carro.  

4 comentários:

  1. Muito bom resumo.
    "No fim, toda a gente regressará a casa [e às suas vidas] de carro"

    ResponderEliminar
  2. Atenção que no dia 18 durante a manhã não será possível ciclar em parte da ciclovia de Belém dada a realização do Campeonato Nacional de Triatlo e prova de lazer...

    Percursos - http://www.federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/394/percursos%20CN.pdf

    Regulamento (horários) - http://www.federacao-triatlo.pt/gestao/adm/provas/394/REGULAMENTO.pdf

    ResponderEliminar
  3. A conferência de dia 22 será no CIUL, perto das picoas: http://lisboaenova.org/index.php?option=com_content&task=view&id=209&Itemid=126

    ResponderEliminar