segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O número mágico

Quantas bicicletas são suficientes? Quantas bicicletas são necessárias para as funções que o seu proprietário para elas possa ter? Sem entrar em questões de coleccionismo, quantas montadas deveria o entusiasta manter no seu estábulo?

Se forem como eu (altos, espadaúdos, esbeltos...), certamente já passaram horas em claro, a dar voltas na cama enquanto tentavam responder a esta pertinente questão. Quantas bicicletas? Existem tantas modalidades de ciclismo e tantas formas diferentes de modernamente dar ao pedal, que a coisa fica difícil de definir. Não dispondo de recursos ilimitados, há que chegar a compromissos.

Após alguns anos retirado num mosteiro Tibetano, penso ter encontrado a fórmula certa. Como em outras situações, o que está bem para mim pode não se aplicar a outros, mas sigam o meu raciocínio:  

Uma BTT: tão útil como um canivete suíço
 
Bicicleta de Montanha. Esta não é difícil. As bicicletas de todo o terreno são as mais adaptáveis dos modelos de duas rodas e pedal. Podem servir para passeios de domingo, no monte, com os amigos, mas também podem servir para dar um salto ao supermercado ou ir para o trabalho. Com pneus slicks acompanham uma bicicleta de estrada. Com poucas adaptações até podem servir para viajar!  

Orbitaaaaa!

Bicicleta de cidade. Um modelo urbano puro é de incomparável conforto e facilidade de utilização para o dia a dia. Bem equipada, é a ferramenta certa para o trabalho, não é um dessenrrascanço, como seria com outra bicicleta. Se é para fazer vida sem carro na cidade, uma destas belezas é imprescindível. 

Até ao fim da rua, até ao fim do mundo...

Bicicleta de Viagem (Trekking ou Touring). Para aquelas férias de verão a viajar serem aproveitadas ao máximo não é preciso uma bicicleta dedicada. Mas facilita muito levar uma bicicleta preparada para transportar peso ao longo de muitos quilómetros sem stress nem cansaço.

Diz que são boas. E alem disso são boas!

Bicicleta de estrada. Para aquelas voltas de estrada de muitos quilómetros com os amigos ou mesmo provas desportivas, uma BTT com pneus lisos não chega. Nada bate o aerodinamismo, peso e escalonamento de mudanças de uma bicicleta de estrada.

À prova de roubo. Ou quase...

Bicicleta descartável. Para ir "ali ao lado" num instante, sem grandes preocupações com o lugar onde vamos deixar a bicicleta, dá muito jeito ter um modelo velho e pouco desejável para deixar em sítios de segurança duvidosa. E muita gente já tem uma velha ancora de cacilheiro por perto, é bom poder dar-lhe uso. 

Nham...

Bicicleta dobrável. Para aqueles percursos em que não se pode evitar usar os transportes públicos, uma bicicleta dobrável permite-nos realizar parte do percurso a força de pedal. Resolve também alguns problemas de segurança no estacionamento, a permitir o transporte para dentro de portas. Além disso são muito divertidas.  
    Pronto! Deixei de fora as bicicletas de carga e as bicicletas de BTT de suspensão total, entre muitas outras. Mas para mim está bom assim. Seis. Seis chegam. Agora só preciso de arranjar dois empregos...

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