quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Se acabó la crisis: ahora viene el Apocalipsis

Os Marathon parece que também furam

Um bloguer famoso como eu, com uma audiência de mais de 3 leitores semanais, que priva com os ricos e os famosos da nossa praça, também é afligido pelos mesmos males que tiram o sono ao proletariado mais anónimo. Sim, furei um dos meus clássicos Marathon, mas o pneu teve pelo menos a dignidade de apenas tornar o problema notado já estando eu em casa. Pneus de pedigree têm logo outra compostura.

A falta de ar também aflige a economia aqui do nosso cantinho, o pequeno rectângulo também conhecido por um certo líder regional como "o sítio onde os Cubanos escondem a massa". Já o título desta posta é uma frase em castelhano, uma piada ao estado da nação espanhola muito escutado em Madrid, quando lá estive o ano passado. Neste contexto, daquela que possivelmente é a maior crise económica de todos os tempos, é difícil esperar grandes avanços na área da mobilidade sustentável. 

E como sempre, consensos entre a meia dúzia de excêntricos dispostos a lutar pela causa é coisa que dura menos que o tempo de prisão do Isaltino. Basta ler as discussões nos e-mails da MUBI ou os comentários que vão surgindo nos blogues de referencia. Toda a gente tem uma ideia diferente e todos são experts em mobilidade, acabados de chegar de Copenhaga.

Entre as "certezas" de uns e a incontrolável vontade de protagonismo de outros, na prática continua tudo na mesma. E nas ruas de Lisboa, business as usual. Carros, carros e mais carros. Tudo lhes é permitido. Hoje foram atropeladas duas crianças dentro da sua escola em Caxias e pouco faltou paras que se dissesse que a culpa era delas. Irresponsabilidade a toda a prova. Assim o determina a maioria. E para que não se diga que sou eu que sou muito crítico, até do Norte surgem desabafos que não diferem muito da minha experiência.

As infraestruturas não utilizadas têm a sua mera existência  posta em causa

Mas quem é que faz cortes cegos ?!?!
Este António Costa parece um menino grande a brincar às Farm Villes.... A CMLisboa continua com um buraco de endividamento de mais de 1000 milhões de euros. Mas António Costa continua a desbaratar dinheiro construindo pistas de ciclismo para os papás e os filhinhos se divertirem nos fins de semana... Nos outros países, onde há dirigentes mais competentes, fazem-se pistas de ciclismo para alternativa à utilização de viaturas, nos percursos para o serviço ou para zonas comerciais. Em Lisboa A.Costa fez uma brincadeira de quintinhas junto ao Colombo (onde enterrou milhões de euros dos nossos impostos) e não pára de fazer pistas para divertimento !!! Travem este João Jardim lisboeta !!!!"

Este tipo de opinião acerca das ciclovias é bastante comum e reparem que este leitor nem é hostil ao conceito, apenas à forma como os projectos foram executados. Não é a primeira vez que escuto ideias deste género e difícil é discordar. A crise pode bem ser uma oportunidade única para mudar paradigmas e mentalidades, mas ninguém vai largar o carro se os projectos de vias cicláveis da capital estiverem sempre rodeados desta controvérsia (merecida) e forem vistas como elefantes brancos.

Os capangas do ACP não se importavam de ficar com este espaço também

Por outro lado, ninguém deveria tomar por certo o pouco que já se conseguiu fazer pelo uso da bicicleta em Lisboa. Nada é irreversível e tudo está à mercê dos detentores dos cargos de poder. Nada impede que as ciclovias passem a ser parques de estacionamento! E os lugares de estacionamento usurpados pelas motos podem perfeitamente nunca voltar a ser lugares para bicicletas. Em Oeiras, essa terra dos amigos do alheio, foi recentemente trocado um estacionamento em U invertido por um miserável "empena-rodas", por razões que a razão desconhece. Nada está garantido. 

Antes era assim. Agora já não é

Entretanto, voltou ao activo na blogosfera uma das poucas vozes de sanidade que ainda se podem ouvir neste país. Refiro-me claro ao blogue A Nossa Terrinha, uma das minhas leituras preferidas. Por cá, nem tudo são más noticias. Como a noticia do lançamento de um livro sobre as peripécias menos conhecidas das... errr, muitas edições da Volta a Portugal em Bicicleta, para o qual tive a honra de ser convidado pelos autores.

Recomendado!

Algumas figuras do mundo do ciclismo estavam presentes, desde o Vitor Gamito até ao omnipresente José Manuel Caetano. Algumas pessoas deslocaram-se para o evento de carro, outras de moto e ainda alguns de transportes públicos. De bicicleta nem um. Nem sequer eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário