sábado, 22 de setembro de 2012

"The Enlightened Cyclist" - Reflexões sobre a mais recente obra do Snob

"Long live the Snob", dizia o Armstrong
 
Sou um admirador confesso do blogue BikeSnobNYC há muito tempo, e tinha curiosidade em ver como o habitual discurso corrosivo do autor se adaptava ao formato de livro. Em Londres passei em sítios que o misterioso autor (que tem este aspecto) visitou para o lançamento deste canhenho, já lá vão muitas luas, e quando encontrei este exemplar por acaso numa livraria Londrina não resisti a compra-lo.

Por favor não levem esta espécie de book review minimamente a sério. Eu não penso fazê-lo. Perguntam vocês:

É sobre o quê? O livro é uma vasta reflexão sobre várias coisas relacionadas com as deslocações em bicicleta. Desde os motivos porque nos deslocamos, os atritos e perigos que essas viagens acarretam, os comportamentos que suscitam, tudo é analisado de uma perspectiva quase filosófica, sem perder o estilo ligeiro e humorístico que caracteriza o Snob.

É igual ao blogue? Obviamente o formato é diferente, afinal são mais de 200 páginas. O humor está mais refinado e o discurso em geral é bastante mais sério e muito mais estruturado. Tal como no blogue, também se fala dos conflitos entre ciclistas e automobilistas, também se fala e critica (e goza!) com as diferentes tribos do ciclismo, os comportamentos desviantes, etc, mas o registo é diferente, mais ponderado.

É só para "ciclistas à séria" ou para toda a gente? Eu diria que um não-ciclista poderia ler e achar graça ao livro. E talvez aprender alguma coisa. Mas terá sempre mais interessante para os adeptos "da causa". Algumas piadas religiosas e linguagem mais forte poderiam ofender Quakers ou assim, de resto acho que é uma obra bastante acessível.

Existe versão em Português?  Que eu saiba não. Este é já o segundo livro do Snob, pode ser que venha ser traduzido.

Eu gostei, e fez-me pensar. Fiquem com o trailer:


Sem comentários:

Enviar um comentário