quarta-feira, 5 de maio de 2021

Projecto Bacalhau: Dia 13 - No fio da Navalha

Perdido no Gerês

A manhã do 13º dia da expedição é em tudo igual às anteriores. Chove continuamente. Trata-se de um desastre, mas há esperança: a previsão é de ligeira melhoria ao longo do dia. Eu decido que já esperei o suficiente e que hoje vamos mesmo fazer quilómetros. Dê por onde der. Nisto conto com o apoio do Dentuça, já que ele é aquele tipo de mamute de peluche que quando alguém diz "mata" ele logo diz "esfola!"


A paisagem nunca desaponta

Ainda demos tempo ao tempo, a ver se este melhorava, mas não parou de chover. A tenda foi arrumada molhada, o que é sempre bastante desagradável, mas não havia alternativa. No GPS tinha um caminho carregado que serpenteava e ziguezagueava pelos montes. Isto era uma contrariedade inevitável, já que o caminho mais simples e com menor altimetria era pela fronteira, que estávamos impedidos de cruzar. A manhã já ia longa quando por fim tudo ficou arrumado, e arrancámos, debaixo de chuva e de um céu tenebroso. 


O GPS achava que era por aqui


Uma coisa que os caminhos camarários e outras estradas secundárias têm de particular é a aparente ausência de regras no que toca a inclinação máxima ou o quanto apertadas podem ser as curvas. Houve momentos em que tive que desmontar, a inclinação da estrada era demasiado mesmo para a minha mudança super baixa 30-34. As descidas não eram menos animadas, aliás nada como uns 20% em empedrado molhado cheio de musgo para definir novos patamares de modulação da travagem em descida. Os travões mecânico-hidráulicos estiveram sempre à altura. 

A paisagem nunca desapontava, mas já o GPS continuava a fazer das suas. Dei por mim a entrar em trilhos de BTT, perseguido por um cão do tamanho de um burro, apenas para logo depois perceber o erro e ter que voltar para trás, para entretenimento do dono do entusiasmado Cão dos Baskervilles.

A chuva continuava a cair, por vezes com intensidade. Eu conseguia manter o tronco mais ou menos seco, protegendo os órgãos vitais, mas o resto ia ficando ensopado e o frio instalava-se. Em circunstâncias normais não estaria muito preocupado. Mas como sempre nesta viagem, aqui estava sozinho, a quilómetros de casa e de qualquer ponto de abrigo conhecido. Ninguém sabia onde eu estava e eu dependia e podia contar apenas comigo mesmo.
   

Aqui já estava molhado até aos ossos


Descendo perto da Barragem de Vilarinho das Furnas, por uma serpenteante estrada estreita, onde mal cabia um carro, ia levando com um Mercedes que circulava fora de mão e só me viu no último instante. O dia estava escuro e com a chuva e a estrada sinuosa, a visibilidade era ridícula. Eu tinha colocado luzes à frente e atrás, mas não parecia fazer grande diferença. Entretanto os meus calções estavam ensopados já há algum tempo e a única forma de evitar a possível hipotermia era não parar, para não arrefecer.


Sem comentários...

Seguia o meu GPS com uma confiança religiosa, pois não queria estar sempre a parar naquelas condições, para me orientar ou por qualquer outro motivo. Mas algumas paragens eram inevitáveis. Como quando havia gado na estrada, coisa comum por estas paragens. Não tenho fotos, pois a minha atenção nessas alturas ia para os cornos dos bichos. Juro que uma das vacas estava a dizer "Estás a olhar para onde? Esta manhã já caguei coisas maiores que tu!" Dizem que as vacas matam mais pessoas por ano que tubarões, e eu acredito. Outra fauna fácil de encontrar são os famosos garranos, que andam à solta pelos montes e vales. Vi também um acidente, que paralisou totalmente a N304, à excepção este vosso escriba, que contornou o carro virado ao contrário e seguiu caminho, deixando para trás filas quilométricas de enlatados desesperados.


Só faltava o Sol!


Depois de muita chuva e quase 2000m de acumulado, sem ter feito paragens para comer, estava a ficar claro que Chaves não era um destino realista para o dia. Estava exausto, molhado e com frio. Precisava de uma refeição quente e de uma boa noite de descanso, num sítio confortável. E acabei por ficar no excelente Hotel São Cristovão, à beira da N103, que, assim o esperava, me havia de levar a Chaves. Saindo das roupas molhadas no meu quarto com vista para a Albufeira da Venda Nova, tomei um merecido duche prolongado e em breve iria jantar luxuosamente no restaurante ali mesmo ao lado, e de manhã estaria como novo.


Um dos sítios onde a bicicleta ficou no quarto


Dia 13.
 Entre ambos os Rios-Venda Nova. 76Km (Estrada).

2 comentários:

  1. Pessoalmente estava à espera deste post. Já sabia que ias ter boas fotos e aventuras pelo Gerês.
    Só lamento a ausência de fotos da fauna local mas depois do encontro com o cão-jumento até entendo que quisesses escapar rapidamente :D
    Fico à espera do próximo "episódio"!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Nádia. Realmente tenho pena de não ter fotos dos Garranos, por exemplo. Mas o melhor ainda está para vir! : )

    ResponderEliminar