Conhecem? |
No âmbito do Orçamento Participativo, a comunidade ciclo-motivada da capital prepara-se para apresentar propostas que beneficiem a mobilidade a pedal em Lisboa. Quebrando a tradição do Lisboa Bike de ficar confortavelmente de fora a falar mal do que se vai passando, desta vez resolvi envolver-me num dos projectos.
No estrangeiro é assim. Imagem: Gabriel J. www.weloveprovence.fr/ |
Resumidamente, vai-se propor à câmara uma série de alterações à sinalização vertical que beneficiem a progressão dos ciclistas em zonas onde não existem infraestruturas segregadas, vulgo ciclovias. Essencialmente são excepções em sentidos únicos, pensadas de forma integrada, criando percursos alternativos, de maneira a agilizar a circulação do ciclista urbano. Na práctica vamos dizer à CML quantos sinais serão necessários e indicaremos os locais precisos onde estes deverão ser colocados.
Os critérios para colocar os sinais são muito simples e são os seguintes:
- Ruas de uma só faixa.
- Falta de alternativas viáveis próximas.
- Pouca inclinação (Deve ser possível subir com uma bicicleta de cidade sem mudanças)
- Sem restrições de inclinação no caso de ser a descer.
- Largura da rua deve permitir a passagem segura.
A fase inicial é a identificação dos locais num mapa da capital. Se alguém conhecer localizações propicias e quiser colaborar nesta tarefa pode inscrever-se nesta lista e solicitar acesso ao mapa.
Ao contrário do que muita gente parece pensar, não existe nenhuma indefinição legal que limite potencialmente a aplicação desta proposta por parte da câmara. Na realidade, a própria CML já sinalizou pelo menos um local desta mesma forma, um local que a maioria dos ciclistas de Lisboa bem conhecem, de onde foi tomada a imagem inicial:
Parte da afamada ciclo-coisa Belém-Cais do Sodré |
Símbolos misteriosos para o automobilista perceber que não é tudo dele |
O lado da entrada está também devidamente sinalizado |
O Orçamento Participativo tem sido alvo de muitas críticas pela demora na implementação dos projectos aprovados, e nada me seria mais fácil que vir aqui arrasar com críticas fundamentadas e pertinentes o comportamento da CML neste capítulo. Penso, no entanto, que será bem mais produtivo continuar a insistir e a pressionar a câmara, por todas as formas possíveis, para conseguirmos por fim um razoável nível de segurança e praticabilidade para as deslocações em bicicleta. Esta será uma dessas formas. Conto com a vossa ajuda. (O diz-que-é-uma-espécie-de-humor-corrosivo volta dentro de momentos)
Excelente!
ResponderEliminarFaltou o nome correcto "Lisboa ainda mais ciclável" e o respectivo link para a página no Facebook:
http://www.facebook.com/LisboaAindaMaisCiclavel
Xiiii, esse nome não revela a natureza do projecto. E já sabes como sou LivroDosFocinhos-Chalenged...
ResponderEliminar