sábado, 2 de abril de 2011

Coincidências?



Não terei sido o único a reparar nisto: a data das eleições legislativas antecipadas coincide com o evento mais arrojado do ano a ter lugar em Lisboa, a World Naked Bike Ride Lisboa. A primeira coisa que me parece merecer um comentário é a falha indesculpável da presidência da republica na escolha da data, o evento da capital já estava marcado, não havia necessidade... Cavaco Silva certamente não comenta este caso, afinal ele normalmente abstém-se de comentar seja o que for.

A ironia da situação é difícil de ignorar, no Domingo 5 de Junho vamos a votos para escolher um governo que substitua o anterior, que nos deixou de tanga. Os organizadores do evento World Naked Bike Ride Lisboa (em inglês tudo tem muito mais classe, não é?) pela sua parte, propõem uma passeio em pelota pelas ruas da capital, do Parque Eduardo VII a Belém, para "contestar o domínio dos combustíveis fósseis e o actual sistema de transporte rodoviário".

Ora eu sou inteiramente a favor de contestar o domínio dos combustíveis fósseis e o actual sistema de transporte rodoviário. E todas as iniciativas em prol da mobilidade sustentável são de enaltecer e acreditem que eu aplaudo toda a gente que é capaz de sair do sofá e fazer realmente alguma coisa por aquilo em que acredita. Agora, será boa ideia organizar um evento deste tipo, num país conservador e cheio de preconceitos como é o nosso? Que imagem estaremos a dar do ciclo-activismo a uma sociedade atrasada, deprimida e com muito pouco sentido de humor? Não sei, não estou inteiramente convencido que este evento, apoiado entre outros pela FPCUB seja benéfico para a causa. Talvez também eu seja demasiado sério e conservador. Enfim, irei meditar sobre o assunto nos próximos tempos e logo decidirei se junto o meu corpinho esbelto ao protesto.

On other news, parabéns ao Sérgio Moura pela reportagem sobre as suas actividades fotográficas na cidade Invicta, que acabo de ver no noticiário da tarde da RTP. Desta vez os senhores da montagem até conseguiram elaborar uma reportagem sobre bicicletas sem usar a música dos Queen. Bravo. Se calhar afinal ainda há esperança.

3 comentários:

  1. «será boa ideia organizar um evento deste tipo, num país conservador e cheio de preconceitos como é o nosso? Que imagem estaremos a dar do ciclo-activismo a uma sociedade atrasada, deprimida e com muito pouco sentido de humor?»

    Só o confronto com coisas novas nos faz avançar. Sermos um país conservador, atrasado, deprimido e com pouco sentido de humor não é uma razão para não fazer, é uma razão ainda mais forte para fazer! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Além de poder não ser simples superar os condicionalismos sociais que nos levam a andar vestidos na rua (e a sentir-nos possivelmente desconfortáveis nus em público), fico sempre a pensar no desconforto de pedalar uns kms sem ter o material entre as pernas arrumado de alguma forma.

    Se estiveres em dúvida quanto a participar por inibição ou also semelhante, por que não ir de tanga? Não seria ainda mais irónico? :)

    ResponderEliminar
  3. Não sei, acho que o tipo do vídeo se safa bastante bem... Tenho que fazer um teste empírico : )

    ResponderEliminar