sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bicicletas para o povo

O povo também quer Ferraris, pá!

E o povo, pá? O povo também quer a nova kalkhoff com cubo de 11 velocidades e corrente em kevlar pá! O povo também trabalha pá...

Eu como de momento nem sequer trabalho, não posso realmente fazer este tipo de reivindicações. Mas posso partilhar convosco a minha épica jornada na demanda se uma bicicleta que substitua a minha Riverside recentemente desaparecida em combate.

Esta perda inesperada permitiu-me reflectir sobre as muitas escolhas possíveis que uma pessoa tem na altura de comprar uma bicicleta utilitária. Já fiz essa reflexão por aqui e estou agora a fazê-la outra vez. Sabem, como é, começar de novo a partir de uma folha em branco. Mesmo assim, tudo o que disse antes continua válido, logo as opções que tenho em cima da mesa resumem-se a quatro:


Hipótese1. Bicicleta Dobrável. Uma bela Dahon em segunda mão escapou-me por pouco, e não estou capaz de dar (outra vez) o dinheiro que uma nova custa. Como não confio nos modelo de marcas mais baratas para aguentarem com um tipo do meu tamanho, a menos que apareça algum outro negocio interessante sou capaz de optar por uma alternativa full size.

Hipótese 2. Bicicleta urbana barata. No site do Decathlon espanhol encontrei imagens de uma Riverside 3 de "2011" que, ao contrario da que está actualmente à venda, volta a estar equipada com guarda lamas e luzes e tudo o mais que um ciclista urbano pode precisar. Além disso, a cor é agora bem mais sóbria e discreta, como eu gosto. Deve ser possível encomendar esta bicla num qualquer Decathlon, mas se não for, há mais hipóteses. Como a gama de Trekking da BH, relativamente fácil de encontrar por cá, na IBA ou na Biclas. O Paulo Guerra dos Santos tinha uma BH London e penso que ainda tem. Uma ida à loja Ciclone em Lisboa pode revelar alguma pechincha em segunda mão. Não sei...

A "nova" Riverside mais barata


Hipótese 3. Bicicleta de "luxo". Também podia perder a cabeça. O Problema é sempre o mesmo, o país tem dúzias (kilos!) de lojas de bicicletas, mas poucas ou nenhumas têm à venda modelos utilitários. Há naturalmente excepções e de qualquer maneira posso sempre convencer algum lojista do carbono e da licra, representante de marcas com modelos utilitários no catalogo (Trek, Cube, KTM, etc...) a mandar vir alguma coisa especifica para mim, com o problema de ter que decidir antes exactamente o que quero, sem poder ver ao vivo ou testar a bicicleta num quadro do tamanho certo. Se o preço e os roubos não fossem problema, eu estaria indeciso entre uma bicicleta de touring inglesa, uma Thorn Sherpa e uma Kalkhoff de trekking de gama alta, tipo esta. Ou quem sabe uma Gazelle da gama com desviador, tipo esta. Decisões, decisões.

Hipótese 4. Projecto X. Outra coisa que tenho ponderado é a construção de uma bicicleta utilitária a partir de um quadro de BTT em aço, usado ou novo. Depois seria "só" juntar umas rodas e outras coisas que já tenho por aqui com mais alguns componentes para conseguir uma espécie de bicicleta de trekking de roda 26, coisa que já alguns fizeram com sucesso. Teria o prazer de andar numa bicicleta feita com componentes escolhidos e montados por mim próprio, o que tem a sua piada.

Na verdade não tenho tido tanto tempo para pensar no assunto, mas não tenho pressa. Não que goste assim tanto de andar a pé e de transportes públicos, mas a própria escolha é uma actividade bastante agradável, para quê apressar as coisas. Afinal sou um tipo que anda de bicicleta.

6 comentários:

  1. Uso uma dita "fitness" decathlon com porta-bagagens ... se fosse hoje, não pensava 1/2 vez e comprava já esta orbita: http://www.orbita-bicicletas.pt/produto.php?id=156&lang=1
    Cumprimentos

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  2. Gosto muito dessa Órbita, mas... Eu tenho uma relação um pouco estranha com as Órbitas. Por um lado sou a favor das marcas nacionais e da produção local. Por outro, acho que elas deixam muito a desejar em termos de qualidade. É que cá em casa vive uma Órbita e nem tudo tem corrido bem: O descanso não suporta a bicicleta, ela passa a vida a cair, os travões não fazem a sua função e tiveram que ser trocados, os componentes são muito fraquinhos e oxidam, as mudanças não entram sem uma paciência de santo, enfim... E nem é um modelo clássico como que indicaste.

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  3. Eu das Órbitas só tenho ouvido coisas boas. E efectivamente, são bicicletas mais em conta. Por 200 euros arranjas uma bicicleta utilitária decente. E já vi algumas usadas à venda por aí. Muito honestamente, se o dinheiro for um problema, o melhor que podes fazer é arranjar uma BTT usada, botares-lhe uns pneus de estrada (ou slick), ou seja, roda 26x1.5" por exemplo e umporta-bagagens. Acho que com 150 euros fazes a festa, a contar com a bicicleta.
    No entanto, e se quiseres a minha experiência pessoal, por 344 euros estavam na Specialized do Almada forum 2 exemplares já descontinuados, da Specialized Globe Sport (eu tenho uma dessas), mas já com porta-bagagens.
    Um abraço e boas compras.

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  4. Eu tenho uma Coluer Seventy 21v, com equipamento completo para cidade: guarda-lamas, luzes com dinamo de cubo, porta-couves, roda 700cc. Uma posição de condução descomprometida e alo ligeira. Recomendo, mesmo! Custa cerca de 400€ Por acaso não encontro na net fotos de uma igual à minha, mas é um modelo muito na linha vintage, toda preta.

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  5. Obrigado Daniel. Fui ver e encontrei esta: http://www.coluer.com/vintage700c.php Faz lembrar uma Órbita, mas com um equipamento um pouco melhor. Confesso que ando tão entretido com todas as opções que nunca mais escolho nenhuma : )

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  6. A minha não é essa, é esta: http://www.coluer.com/seventy700c21vl.php mas é preta, com banco e punhos em camel. Cada vez gosto mais dela :)

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