segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Novas Rodas




Depois de uns longos dias de espera, a minha nova montada, a fantabulástica "B'twin Riverside 3" chegou finalmente. Fui busca-la de carro ao Decathlon, e acabei por ter bastantes problemas a enfiar este monstro de bicla dentro de um Opel Corsa, acostumado a bicicletas de dimensões bastante mais contidas...


A Riverside 3 posa para a foto


São quase 17 kg de bicicleta, com mais números interessantes, todos eles grandes: rodas de 28 polegadas, quadro de tamanho XL ou aproximadamente 22 polegadas, escoras de 45cm e uma distância entre eixos de 1120mm. O quadro tem um desenho "old school" que faz lembrar as bicicletas de estrada de há uns anos atrás, e é fabricado em alumínio. Existem olhais e apoios para quase tudo o tipo de acessórios, a maioria dos quais vêm já montados. Destaco os guarda-lamas SKS,  as luzes de dínamo, o dínamo de cubo, montado na roda da frente e que oferece pouca resistência, e a grade porta bagagens que integra a luz traseira. O guiador parece ser um misto de guiador de cidade com um sobre elevado, de BTT.


Dínamo de cubo Shimano, baixo atrito.


Grelha incorporada

Protecção de corrente

O avanço regulável


Luz e reflector integrados


Esta bicicleta cumpre o código da estrada em termos de exigências de iluminação para circular de noite. Tem luzes na frente e atrás, reflectores (também frente e traseira), e reflectores nas rodas a todo o diâmetro dos pneus. De resto, tudo funciona como é suposto, os travões v-brake de "marca branca" fazem o que deles se espera, as manetes das mudanças e travões são fáceis de usar, os punhos ergonómicos e o selim confortável ajudam a esquecer que a bicicleta é completamente rígida.

Punhos fofinhos, literalmente


Os primeiro quilómetros com a minha bicla nova, no entanto, foram um pouco desanimadores. Além de haver alguns pormenores da montagem menos bem conseguidos, a posição de condução era estranha, a pedalada transmitia algum desconforto e as mudanças custavam a entrar. Tive que recordar a mim próprio que esta não era uma bicicleta de desporto XPTO, era um modelo utilitário, de gama baixa, e eu devia agir de acordo com essa realidade. Depois de algum bricolage (desempenar roda de trás, endireitar grade, afinar travão atrás, etc) e algumas alterações ergonómicas, como colocar o selim mais recuado, levantar o guiador (graças ao avanço regulável) e passar a meter as mudanças com mais civilidade, as coisas melhoram muito.


Preferia cores discretas (preto!), mas assim também não é mau

Fui com ela às compras, dei umas voltas na minha zona e hoje decidi mesmo ir a Cascais. Foram 12 km pela marginal (e mais uns trocos fora dela) feitos sem grandes problemas. A bicicleta é pesada, não há como nega-lo. As rodas grandes, a transmissão sensível ao uso brusco e o peso geral limitam as acelerações. Mas uma vez em velocidade de cruzeiro, rola-se facilmente e com grande conforto. Com tranquilidade, como diria alguém.

Hoje Cascais, amanhã o mundo!


No regresso dessa deslocação suburbana a Cascais, com carga e tudo (corrente/cadeado grande, roupa, luzes extra, agua, etc...) fiz uma pequena corrida nocturna com a minha namorada, no regresso a casa. Ela estava de carro. Eu perdi por uns 5 minutos, levei ao todo 25 minutos e meio, uma média de mais de 27 km/h, valor que raramente atinjo com uma bicicleta "a sério" no mesmo percurso. Na verdade, eu até cheguei primeiro, porque ela foi guardar o carro na garagem e eu entrei directamente com a Riverside para dentro de casa.

Tudo indica que este vai ser o inicio de uma bela amizade.

5 comentários:

  1. Se não me levar a mal vou aproveitar para lhe pedir uma opinião sobre as Btwin Riverside. Estou a pensar comprar uma para fazer uma peregrinação cíclica do Porto a Santiago de Compostela e a que parece ser mais indicada -a Riverside 7 - está um pouco acima do meu orçamento. Hà uma grande diferença da 5 para a 7? Por aquilo que fui lendo na blogsfera a 5 antiga era melhor do que a actual. Note que eu sou complementamente amador e actualmente tenho uma Btwin 7 polivalente que uso para fazer passeios na zona de Palmela-Azeitão que em regra não ultrapassam os 20km ....
    Obrigado
    Claudio Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Por acaso já fiz o caminho de Santiago a pé, não de bicicleta. As bicicletas que vi pelo camino eram de trekking, e algumas de BTT, por isso a sua escolha parece-me perfeitamente capaz. Aliás, acho que a riverside 5 seria um modelo quase ideal para o percurso, a questão é saber se a sua compra é ou não um bom negócio...

    As Riverside 3 e 5 do ano passado tinham mais (e melhor) equipamento pelo mesmo ou menor preço, comparadas com as novas, é bem verdade. Por outro lado também melhoraram nalguns aspectos, a caixa de direcção e o avanço por exemplo.

    Diferenças da 7 para a 5 são mesmo muitas, a começar pelo próprio quadro que é parecido mas não é igual! Depois coisas como os desviadores, as rodas, os travões, apresentam uma grande diferença de qualidade.

    Acho a nova 5 um pouco cara para o que traz este ano, não em termos absolutos, mas sobretudo por que não é de "marca". Mas parece-me uma bicicleta perfeitamente capaz da tarefa que se propõe realizar com ela.

    É capaz de valer a pena dar uma olhada noutros produtos, marcas como a BH, a Orbea ou outras, também têm modelos de trekking de gama média-baixa que podem ser interessantes. O pior é encontrar quem as venda, no modelo e tamanho que precisamos. Nisso o Decathlon é imbatível, manda vir de França, se necessário, a bicicleta que queremos sem qualquer despesa adicional.

    Boa compra e boa viagem!
    Um abraço,
    Bessa

    ResponderEliminar
  3. Boa noite

    Diz que o quadro é do tamnaho XL. Eu em vias de comprar uma Riverside 5 XL mas um amigo meu diz que o tamnaho é grande demais para mim. Eu meço 1,85cm e peso perto de 100kg. O que acha???? Obg e boas festas

    ResponderEliminar
  4. Esses amigos... Para estrada e BTT, tamanhos demasiado grandes podem atrapalhar a agilidade. Mas para bicicletas utilitárias e de viagem, a recomendação costuma ser: na dúvida escolher o quadro MAIOR (mais estabilidade e mais conforto!). O tamanho real desse quadro é de cerca de 22 polegadas. A diferença para o L não é significativa. Experimente a bicicleta, regulando não só o selim mas também o avanço e guiador antes de comprar. Boas Festas!

    ResponderEliminar