terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dura lex sed lex

Nós por cá...


Parece que os homens e mulheres que impõem a lei no concelho de Oeiras esquecem-se por vezes de a cumprir. O facto é tão mais relevante porque é a policia municipal que se encarrega de multar os "perigosos prevaricadores" que circulam no passeio marítimo de Oeiras de bicicleta, fora do horário em que são tolerados. No mesmo passeio marítimo onde é vulgar encontrar automóveis... Enfim, temos que ser positivos: ao menos estes policias andam de bicicleta!

Eu sei que há alguns que não vão perceber a imagem, para esses eu recordo: é proibido circular no passeio, seja de bicicleta, seja de Fiat Punto. O facto recorda também as poucas alternativas que existem a uma estrada marginal (N6) estreita, sem bermas e com excesso de tráfego a qualquer hora do dia.

6 comentários:

  1. Excelente! Se tirassem uma fotografia deste local (curva do Mónaco suponho) 1 minuto depois desta, veriam os polícias à rasca a passar o passeio que só tem 40cm de largura e um lancil rodoviário saliente para dificultar a passagem...

    ResponderEliminar
  2. Faço sempre a N6, tanto para Cascais como na volta, na estrada. E costumo passar por imensos ciclistas, que vão no passeio. Não percebo os motivos que levam os ciclistas a utilizar os passeios. Se queremos ter o respeito da sociedade, é justamente nestas estradas que temos de nos mostrar e fazermos notar que existimos. Pedalar é na estrada. Não vale a pena argumentar com a segurança porque, seja de carro seja a pé, os riscos de simplesmente circular são muito elevados.
    Quanto aos polícias, é tempo perdido tentar percebê-los. Eles estacionam o carro particular ou de serviço em cima do passeio, e já os vi no passeio marítimo. Estão acima da Lei. Aliás, eles são a Lei. Por isso, é natural que não respeitem o código da estrada.
    Pedalem na estrada, carago! Não se escondam. Não é com esparguete crítico, uma vez por mês, que nos faremos notar. É na estrada, no dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem, estava a caminho de carcavelos pelo passeio marítimo, dentro do horário de proibição que prefiro ignorar, quando 2 destes agentes me fizeram parar.

    Eu já sabia o que me iam dizer mas fiz-me de parvo. Que é proibido circular por ali de bicicleta antes das 20, etc. e tal. Perguntei: "então por onde vou?"; ao que me responderam: "pode ir pelo passeio da marginal?".

    Claro que podem imaginar o meu ar incrédulo. Retorqui que pelo passeio também é proibido, mas ele deixou-me descansado porque não estavam a autuar...

    RF

    ResponderEliminar
  4. Pronto! Está oficialmente validada a opção de circular no passeio naquele pedaço entre a estação de Caxias da CP e aquela via junto ao mar que vai dar à estação da Cruz Partida (onde provavelmente também é proibido circular). :)

    Quando ando por aí também costumo circular na Marginal na estrada. Às vezes passa um veículo motorizado mais a rasar, mas costuma não ser assustador. Claro que para morrer na estrada basta um instante assustadoramente imprevisível.

    Nesse pedaço em que apanhaste os agentes da autoridade confesso que prefiro o passeio porque:
    a) sou preguiçoso e gosto de evitar a subida para o farol, usando a tal vida da CP junto ao mar
    b) para entrar na via da CP junto ao mar é péssima ideia parar a bicicleta na estrada ali onde a via começa - é muito mais seguro e fácil entrar no passeio em frente à estaçào de Caxias
    c) se houver peões, claramente com prioridade no passeio, posso sempre parar ou tornar-me "peão" por uns metros, e fica a integridade física de toda a gente protegida

    Força aí! Boas pedaladas!

    ResponderEliminar
  5. Casos estúpidos, produzidos por pessoas estúpidas, autorizados por imbecis estúpidos, e feitas de ideias estúpidas. Há duas faixas em ambas as direcções, porque não dividir as faixas, e uma das faixas serviria somente para bicicletas?
    É a preguiça das pessoas que não pensam no que fazer, é o que é...

    ResponderEliminar