A B'twin em terrenos pouco urbanos |
A bicicleta de cidade preta em primeiro plano, uma Decathlon B'twin Elops 1, foi roubada da estação da CP de Oeiras, na Sexta Feira. Era usada a diário pela proprietária, a Marta, desde há aproximadamente dois anos.
Para além do natural desagrado de se ver vítima de um furto, a Marta ficou a questionar a razão de ter sido o alvo escolhido pelos amigos do alheio. A sua B'twin estava correctamente presa e não seria nem a bicicleta mais vistosa nem a mais desprotegida das muitas que procuram segurança no estacionamento da estação.
A minha corrente, igual à que protegia a B'twin - 1,140 kg |
Assim, este fim de semana a Marta iniciou uma pequena odisseia, a busca não só de uma substituta para a sua adorada B'twin, como dos meios para garantir que também ela de futuro não se "extraviasse". A procura levou-nos, a ela e a mim, a sítios tão dispares como a já mítica loja Ciclone, grandes superfícies e até supermercados!
Descobrimos um pouco o que já sabíamos: não há formulas infalíveis, não há cadeados milagrosos. É uma questão de probabilidades e até de sorte. Tudo o que se pode fazer é dificultar a vida ao gatuno, mas não existem garantias. Fomos mesmo aconselhados a optar por uma bicicleta dobrável, a única forma de não ter que deixar a bicicleta longe da vista e à mercê de estranhos. Essa opção não é muito viável para quem apanha vários transportes por dia, incluído autocarro, como é o caso. A ideia era uma bicicleta barata, para usar quase exclusivamente em distâncias curtas e que pudesse ficar na rua sem chamar a atenção.
Será à prova de larápio? - 1,210 kg |
Acabamos por comprar uma nova corrente, de marca conceituada, para substituir a anterior. A antiga tinha um factor de segurança atribuído pelo fabricante de 7 em 10. Esta foi mais cara, tem um aspecto mais "duro", mas tem um factor 7 em 15! O melhor será não pensar muito no assunto.
A bicicleta ficou por adquirir. É como sempre difícil encontrar modelos utilitários no nosso mercado e a Marta anda à procura de um bicicleta nacional, de preferência. Uns modelos da Órbita serão inspeccionados na próxima semana.
Por fim, e como curiosidade, é de notar que a estação da CP de Oeiras alberga uma esquadra da PSP, onde foi apresentada queixa. A esquadra fica a poucos metros dos vários locais de estacionamento de bicicletas e foi avançado pelos agentes que os roubos eram raros, pois no total só tinham conhecimento de dois.
Essa opinião era absolutamente contraria à dos taxistas que estavam na paragem da zona e à das empregadas do quiosque local: os roubos de bicicletas são constantes e muitas vezes cometidos em grupo. Será que a PSP, além de fechar os olhos ao estacionamento selvagem que se pratica na zona, já fecha os olhos a outros delitos?
Olá,
ResponderEliminarantes de mais tenho pena que a bicicleta tenha sido roubada. Sempre que leio uma história de roubos de bicicleta o sentimento de perda é como se tivesse sido a minha.
Todos nós, ciclistas, sentimos o mesmo.
Em relação à escolha da bicicleta nova, os vossos critérios são os mesmos que os meus eram quando tive de comprar uma bicicleta. Portuguesa e com uma boa relação preço/qualidade.
Depois de muita pesquisa, acabei por escolher a Órbita Estoril III. Barata, funcional, leve e, sobretudo, portuguesa.
Adquiri a minha em Lisboa, na loja AIRAF (que é a representada oficial da Órbita em Lisboa), cujo serviço pós-venda é dos piores que já vi. Mas quando tive problemas, contactei directamente a sede da Órbita e eles foram 100% impecáveis.
Por último, aconselho um cadeado em U mas, como tu referiste, não fórmulas infalíveis.
Um abraço,
Pedro.
Esse cadeado do decathlon é de má qualidade(estou a falar do que aparece na primeira fotografia): em tempos tive um, se puxarem os elos grossos junto das extremidades do cadeado pode-se ver que os elos são vazios e que por eles apenas passa um fino cabo triplo de aço...deve ser o cadeado mais fraco do mercado apesar do seu aspecto imponente...
ResponderEliminaragora uso um Kriptonite evolution e ainda n tive problemas...
cumprimentos
Uma bicicleta popular é sempre um atractivo para quem quer passar despercebido na multidão...
ResponderEliminarAqui escrevi uma sugestão sobre cadeados e mais umas quantas picuinhices.
Lamentável o sucedido, enfim...
ResponderEliminarMas esse cadeado da primeira foto, é mesmo fraquinho (além de ser facilmente cortado, afastando a protecção, com uma caneta BIC abre-se a fechadura). Essa corrente da ABUS parece-me melhorzita.
Se quiseres ainda mais informação, para além da que o Humberto deixou, podes ver o meu post, também sobre o assunto: http://velocipedia.blogspot.com/2010/11/prender-bicicleta.html
Por fim, a opção pela Estoril III da Órbita parece-me tb uma boa alternativa. Ou então as Riverside da Decathlon que parece que estão novamente em promoção. Mas nada como escolher de acordo com a preferência de cada um...
Pedro: obrigado pelas dicas e palavras simpáticas. A Marta esteve hoje na loja da AIRAF em Alvalade. Penso que está indecisa entre uma Órbita Estoril II ou III. Tudo indica que seja a solução ideal, a coisa deve ficar resolvida esta semana.
ResponderEliminarUm abraço!
Obrigado a todos pelas opiniões: acho que vou deixar de usar a velha "mangueira", aquilo vem dos tempos das scooters e já tem uns anos. Pesa um bocado, é difícil de transportar, porque não é flexível e agora não me inspira confiança nenhuma.
ResponderEliminarMiguel, já tinha lido o teu post sobre prender a bicicleta ( e o do simply commuting, eu leio tudo!) e inclusive está citado neste meu post. Não há medidas 100% fiáveis, mas é preciso investir algum esforço mental (e dinheiro) para evitar dissabores.
Espero que não volte a ter que falar destes assuntos por uns tempos. Era bom sinal : )
Um abraço!
Bessa, espero ter ajudado. Só mais uma coisa: aconselhei um cadeado em U e, tendo em conta que a amazon.co.uk, oferece os portes de envio para encomendas acima de 25£ (~29€), consegues comprar cadeados bons a preços baixos.
ResponderEliminarA Estoril II é, também, muito boa. Na minha opinião, só peca por não ter um guarda-corrente que, nestes dias de chuva (e lama), tem dado muito jeito e as minhas calças agradecem.
Abraço,
Pedro.
Caros concidadãos-ciclistas em Benfica e Lisboa:
ResponderEliminarA propósito de mais um furto: TEMOS que pressionar as autoridades, é um facto que a PSP fica indiferente e essa situação tem que mudar, uma operação ou duas (armadilhas!) pode deter uma quadrilha ou duas de larápios de bicicletas e no entanto a PSP não actua!!
-A minha bicicleta foi furtada no passado mês de Setembro de 2015 em Benfica: GT modelo avalanche 1.0 modificada, cinzenta cinza, pneus michelin country trail e uma série de alterações que a tornam única. Se virem uma GT prestem atenção, se tiverem informações sobre o paradeiro agradeço que contactem este número com a maior brevidade: tel.217108220.
Boa pedalada.