Finalmente! |
Fomos há uns dias buscar a bicicleta nova da Marta. Feito o luto da desaparecida B'twin, a co-habitante encantou-se com esta bicicleta urbana portuguesa e não descansou enquanto não arranjou uma. E arranjar uma Órbita não é exactamente fácil. Não se vendem em qualquer loja. Podem ser encontradas por acaso, por vezes até em hipermercados, mas nesse caso a escolha será sempre limitada (limitadíssima!) aos modelos e tamanhos de quadro disponíveis.
Na loja AIRAF, ao pé do mercado de Alvalade, em Lisboa, é possível encomendar qualquer modelo do catálogo da marca portuguesa, caso esse modelo não esteja lá disponível. Foi isso que a Marta fez, tendo que esperar uns dias por esta Órbita Estoril II:
What you see is what you get |
Entrar nesta loja em Lisboa é quase como viajar no tempo, concretamente até princípios dos anos oitenta. Tanto a decoração como as próprias bicicletas e peças expostas nos transmitem esta sensação de nostalgia. Os preços também são de outras décadas, e o pessoal mais disposto a falar de bicicletas e a efectuar pequenas reparações ou alterações não tabeladas. A Marta optou por colocar um cesto à frente, algo não previsto para este modelo, mas que foi montado sem custos adicionais, para além do preço do próprio cesto.
Uma Órbita em Lisboa |
Não vou aqui fazer uma review detalhada deste modelo, até porque não a experimentei (ao contrário da velha B'twin). A Estoril II traz luzes de dínamo, guarda lamas e grade porta-bagagens. Notam-se algumas debilidades na qualidade do equipamento e, pelo preço, a Órbita enfrenta a concorrência de vários competidores, como a habitual rede de mega-lojas Decathlon à cabeça. Mesmo assim, é de realçar que existe uma marca portuguesa ainda em plena actividade, que dispõe de um catalogo completo de bicicletas urbanas e utilitárias, por preços comedidos, com uma simpática representação na cidade de Lisboa. Como última nota, gostava de realçar uma questão importante: apesar dos desviadores e demais equipamento de qualidade inferior à da minha Riverside, a Estoril II regista um peso bem mais comedido: cerca de 15 kg. Parece que a marca portuguesa ainda sabe uma coisa ou outra sobre bicicletas.
Bela máquina ;)
ResponderEliminarAcho que foi uma boa escolha!
Eu também gosto dessas lojas de bicicletas.
Também há uma (loja e oficina) dessas na Rua D. Jerónimo Osório em Algés. Na verdade são 3 lojas (uma é oficina, outra mesmo em frente parece só um armazém antigo de bicicletas e a terceira é loja e oficina. Acho que as duas primeiras são do mesmo dono e a outra de um dono diferente...)
Abraço
Júlio
Parabéns pela bicicleta nova. Atenção que a Riverside da Decathlon, a preço normal é mais cara que a Órbita.
ResponderEliminarAcho que o fabricante nacional, podia apostar em ter duas versões de equipamento, com resultados bem positivos.
Eu gosto muito dos modelos Estoril (II e III), tanto na versão normal como na versão S.
A bicla tem muito bom aspecto!
ResponderEliminarA maior parte das pessoas exige pagar por uma bicicleta um valor que quando dividido por cada um dos componentes, dá um resultado irrisório.
Quadro, rodas, selim e guiador mais sistema de transmissão e travagem, luz e acessórios de carga mais mão de obra e transporte tudo por 190€ não é só um muito bom preço, é também um certificado de qualidade... garantida.
O garrote que nos impõem nas finanças domésticas deixa cada vez menor margem, mas a verdade é que passar a depender da bicicleta como meio de transporte principal, requer um investimento consciente na máquina.
Não é à toa que os Holandeses vendem as pesadas bicicletas da avó por preços estratosféricos...
Boas pedaladas e parabéns.
Esta Órbita destina-se a distancias muito curtas e a ficar muitas horas na rua, por isso não valia a pena investir mais dinheiro. Com o cestinho e a preparação ficou mais cara (os preços do site não são necessariamente os preços de venda ao público) que a minha Decathlon comprada em promoção.
ResponderEliminarO tempo dirá de suas qualidades, por enquanto a dona está satisfeita!
Um abraço,
Bessa
Long Live Orbita!
ResponderEliminarBoas bicicletadas, Marta!
ResponderEliminarPor aqui, com a chuva e o frio, tenho deixado a bicicleta demasiado sossegada. Tenho que ver se vou dar umas voltas...
ABRAÇOS!
João.
Já passaram 3 meses... A Marta continua satisfeita com a Órbita Estoril II? Estou a ponderar a aquisição deste modelo e gostava de saber se a vossa opinião continua favorável.
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarSatisfeita, sim. A bicicleta é confortável e bonita. Há no entanto algumas queixas de que tenho conhecimento:
- Protecção da corrente indeficiente (estava à vista...)
- Travões sofrem de flexão, não é nas manetes, mas há alguma coisa que cede e torna a travagem esponjosa e pouco eficaz.
De resto, sem problemas. Mas não é bicicleta para fazer muitos km por dia, pelo menos na minha opinião...
Boas tardes! Estou a pensar comprar uma estoril 2 e gostava de saber se continua satisfeita com a sua bicicleta? E ja agora, que tal funcionam as luzes de dinamo? Fazem muito atrito ou ruido? E os componentes no geral têm dado problemas ou aguentam bem o desgaste de um uso regular? Cumprimentos.
ResponderEliminarBoa tarde, sim, em geral continuo satisfeita. Não sei contar ao certo quantos km já fiz mas uso-a todos os dias em viagens de menos de 5km e ocasionalmente em trajectos maiores (entre 10 a 15km). É muito confortável, aguenta bem a chuva e o sol, as luzes não falham nem fazem muito barulho ou atrito, e não dá problemas. O que tive de alterar: travões (ver acima) e descanso. O que gostava de trocar: punhos, os originais têm um cheiro muito estranho a plástico... As mudanças são boas. A roda 28, o cestinho (à parte) e o conforto são o melhor desta bicicleta.
ResponderEliminarOk! Obrigado pela resposta! Tenho sempre algum receio que o dinamo me obrigue a pedalar como se estivesse constantemente em subida... :) mas em principio devo mesmo encomendar uma! Entretanto como vi que comentou a falta do carter de proteção da corrente, posso lhe dizer que na Orbita disseram-me que o carter da orbita sec xxi pode ser montado nestas estoril e que sao baratos. Se quiser posso deixar-lhe aqui alguma informacao sobre isso, depois de confirmar que consegui montar o carter. Ja agora, o problema dos travoes resolveu-se com manetes+v-brake novos ou bastou alterar alguma das partes? Cumprimentos!
ResponderEliminarQuanto ao carter de corrente, chegámos a tentar montar um comprado na decathlon, no entanto a peça da pedaleira que precisava de sair para o montar não saiu (peça de plástico, não queriamos forçar). Assim sendo desistimos... Quanto aos travões, foram só mesmo uns v-brakes da shimano baratos, as manetes estavam óptimas. Boas aquisições!
ResponderEliminarEstou procurando uma bicicleta articulada (dobrável), poderiam me indicar site de lojas em Lisboa para fazer comparação de preços e ver os modelos. Obrigado Marcos Wilkens marcoswilkens@gmail.com
ResponderEliminarMarcos, lojas físicas de dobráveis em Lisboa, com site, não há muitas, aliás, só me lembro de uma: www.biclas.com Eles tem duas lojas em Lisboa e vendem também através do site. Tem outras marcas, mas o forte são os modelos da Dahon.
ResponderEliminarDepois há outros sites que vendem dobráveis, podes ver alguns nos links desta página. Boas Pesquisas!
Marta! essa parece a minha historia!! ainda ontem roubaram a minha b'twin em st apolónia. Ja andava a namorar esta Estoril II depois de comprar a minha, mas deixei para 2o plano (tinha a minha ha meio-ano). A verdade é que habituaste a andar de bicicleta para todo o lado e nao queres outra coisa. Questoes:o meu trajecto diário é tipico das 7 colinas, piso acidentado e a calçada da estrela para descer. achas que aguenta? ando uns 10km/dia. obrigada e bons passeios :)
ResponderEliminarOlá Joana. Andei com ela em Lisboa umas quatro vezes e não me senti totalmente confortável com os buracos de estrada e os carris de eléctrico. Penso que para andar em Lisboa à vontade escolheria uma bicicleta com suspensão e com pneus mais largos. Não que a bicicleta não o aguente, mas a sensação de estabilidade é pouca...
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEstou tentado a comprar uma bicicleta destas para as minhas deslocações diárias.
Felizmente na zona onde moro e nos percursos que irei fazer as estradas estão todas alcatroadas e num estado aceitável, por isso, estava a pensar substituir os pneus por uns mais finos. Não consegui encontrar em lado nenhum qual a largura dos aros, será que permitem colocar uns pneus 700x28c?
Abraço,
Bruno
Boas,
ResponderEliminarEstou a uns milhares de km da bicicleta, não posso dar uma resposta satisfatória. 700x28c deve ser possível, mas o melhor é perguntar nos Armazéns Airaf, eles sabem certamente.
Um abraço,
Bessa
Obrigado :)
Eliminar