sábado, 9 de abril de 2011

RIP Riverside

Decathlon Riverside 3 de 2010, tamanho XL

Em Portugal toda a gente odeia bicicletas. As excepções são umas quantas pessoas inteligentes e os gatunos. Entre as 18:30h de dia 8 e as 01:00h de dia 9, alguém que não eu levou a minha Riverside para dar uma volta. Estava estacionada no local próprio da estação da CP de Oeiras. A terminação do número de quadro é 1027199. Se alguém tiver alguma informação que me ajude a recuperar a bicicleta, por favor entre em contacto.

15 comentários:

  1. Boas,
    também sou utilizador de bicicleta no dia-a-dia, além de me preocupar com o que aconteceu à sua bicicleta, gostava de entender a forma como estava presa. É sempre importante perceber isso para se entender os métodos utilizados nos roubos das bicicletas. abraço
    sota

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  2. E pá que mau!!! Aí em casa já é o 2º roubo em menos de um ano, certo? :( ...
    Chegaste a fazer muitos km´s nessa bicicleta?
    Vou estar atento para o caso de me cruzar com ela! Alguma marca distintiva? Tipo quadro riscado ou qualquer coisa do género?
    Agora nada de desmoralizar! Tens outra em vista, espero...
    Abraço
    Júlio

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  3. Idem, para o comentário número um. Que cadeado (s) tinha? Aqui em casa, da estação de Oeiras já foi roubada uma bicicleta, uma roda de trás e dois bancos (em várias ocasiões, claro). Para nós já chega, na estação de Oeiras não fica mais nenhuma; aliás, do agregado familiar, e desde 15 de Agosto de 2010 já foram roubadas 3. Alguma falta de jeito ou talvez mais excesso de inocência. Agora, há que apostar em cadeados.

    Teresa Palma

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  4. já me roubaram lá duas, há um poste de um dos "U"s invertidos (no estacionamento junto à PSP), que está serrado, e muitos levantam essa barra e levam as bicicletas :(

    é mesmo triste, e recomendo-te um cadeado o melhor possível e trocar logo os apertos rápidos, etc.

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  5. Parece que já são muitas as biclas subtraidas da estação de Oeiras, nas barbas da policia! A minha estava presa pela roda e quadro com uma corrente de dimensão média, com fecho de chave. Estava no estacionamento novo, ao lado da entrada para a estação.

    Sim Júlio, com esta já vão duas lá de casa em menos de seis meses. Marcas não tinha, uns riscos na borracha do punho esquerdo, um parafuso com ferrugem a aparecer na grelha porta bagagens, coisas assim, nada visível... São coisas que acontecem, mas vou melhorar muito o nível de segurança, isso vou!

    Ideias de substituição tenho muitas, mas nada ainda em concreto. Irei postando.

    Um abraço e boas pedaladas!

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  6. Realmente há muitos relatos de bicicletas roubadas nas estações de comboio. A zona onde ela estava presa não fica abrangida por vigilancia de vídeo?
    Eu na minha costumo usar um cadeado em U mais uma corrente de dimensão média. O cadeado em U é mais resistente, ainda assim poder complementar com a corrente é sempre bom porque são necessárias técnicas diferentes para os sistemas de segurança...
    Espreita na loja da IBA na Av. Columbano Bordalo Pinheiro. Costumam ter lá promoções interessantes. Antes da Riverside estive tentado a comprar uma, também de trekking, salvo erro da Wheeler que eles tinham para lá. Como era um modelo já descontinuado, tinha uma promoção boa.
    Abraço
    Júlio

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  7. sugiro: http://www.lockyourbike.org.uk/

    como cadeados, só U-locks: kryptonite mini evolution ou kryptonite NY. Caros, pesados mas bons!

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  8. Vou arranjar um U-lock, uma corrente daquelas de mota e uma daquelas coisas holandesas que bloqueia a roda de trás, e vou usar tudo ao mesmo tempo!

    Ou isso ou comprar uma dobrável, ainda não decidi...

    : )

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  9. É pá, patifes!!! Vou partilhar no facebook, pode ser que dê nalguma coisa.
    Quanto a cadeados, há uns Kryptonite. Eu comprei um Evolution Mini que vem com um cabo de aço para prenderes as rodas. Custa 45 euros.
    Existe um Kryptonite virtualmente indistrutível que é o New York mini. Mas é muito pesado (pesa 2x dos Evolution mini, que é maior), mas é demasiado caro, custa 70 euros. Não é fácil de os encontrar, mas há na Lisbon Hub (Largo Corpo Santo).
    Desculpa lá, é um bocado chato estar a falar de cadeados quando se perde uma bike mas certamente estás em processo de arranjar uma outra, e vais querer prendê-la muito bem, e isto foram cadeados de que li boas críticas quando andei à procura.
    Um abraço e solidariedade de quem usa a bicicleta como meio de transporte.

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  10. Mais um contributo.
    Dizem os especialistas sobre a matéria que um cadeado (u-lock) deve prender o quadro ou o quadro e a roda de trás e que as rodas, ou só a da frente, devem ser agarrada com um outro cadeado, por exemplo. O meu Kryptonite prende o quadro e a roda de uma bike de ciclismo, mas não uma de trekking ou de btt. O que eu faço é prender o quadro com o U-lock e as rodas com o cabo que a acompanha.
    Um abraço.

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  11. Pedro Portela, essa parece-me ser a solução. Normalmente os larápios querem a bicicleta completa, só se dedicam às peças quando não existe outra hipótese. Se no mesmo local, estiverem duas bicicletas, em que uma está presa com um cabo e outra com um ulock e um cabo a percorrer as rodas, vão preferir levar a que é mais fácil de levar por inteiro do que ter o mesmo trabalho de cortar um cabo e levar só umas rodas (a menos que as rodas valham realmente a pena...)

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  12. Obrigado a todos pelos comentários e dicas. Neste momento estou indeciso entre melhorar muito a segurança (e deixar de usar os estacionamentos da CP) ou passar a usar uma dobrável e leva-la para todo o lado. Em tempos já usei essa 2 opção e também tem limitações.

    Boas pedalas e cuidado com eles!
    Bessa

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  13. Lx Suicide City, isto é o que dizem os entendidos, que parqueiam bicicletas em Londres. Obviamente, em Portugal, roubam-se bicicletas, mas eu creio que o problema é bem mais grave no Reino Unido, onde se assiste a U-locks a serem desmembrados, que levam a invenções como o U-lock Kryptonite New York Fahgettaboudit que custa 70 euros, é bastante pequeno e pesa 2 kg (a espessura do braço é de 18mm).
    Seja como for, eu creio que essencialmente, é mais uma questão de sorte.Eu investi num bom cadeado, pagando mais do que a regra dos 10%, e ando sempre com o coração na boca de a deixar lá fora...

    Bessa,

    Se quiseres vir dar uma voltinha um fim de semana destes para matares o vício tenho uma Giant de BTT ali parada que teria muito gosto em ta emprestar para me acompanhares; já que parece que és aqui de perto de Oeiras.

    Um abraço.

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  14. Obrigado Pedro! Ainda tenho uma BTT que não uso para fins utilitários, é uma Kona Cinder Cone de 2004, a minha máquina para viagens, aventuras e a ocasional maratona BTT.

    Um abraço!

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  15. Então toca a meter um pneuzito de estrada, um porta-bagagens e vamos embora! Nada de desanimar.

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