terça-feira, 17 de maio de 2011

3 Dicas Diferentes

Cycle Chic? Sem alforges? É um homem? Hum...
 
Alguns conselhos pouco convencionais, embora não totalmente originais, para circular em segurança na cidade de Lisboa. Se estiver à procura de dicas mais tradicionais, experimente ler por exemplo estas, e também estas. Mas para circular em segurança deve ter em conta alguns factores menos citados:

  • STATUS. Como toda a gente sabe, o português médio liga muito ao seu estatuto na hierarquia social, ou pelo menos à imagem que projecta, tentando parecer o mais possível pertencer a um nível elevado na cadeia alimentar. Assim, se for bem vestido/a quando circular de bicicleta, tem mais possibilidades de ser respeitado nas ruas. As ultrapassagens são feitas com maior distância de segurança e a velocidades mais reduzidas. Ninguém quer provocar um acidente com um tipo importante. Excêntrico, mas importante. Desconfio que toda a malta do Cycle Chic já sabe disto à muito tempo, tal como o Paulo Guerra dos Santos.

  • MACHISMO. O português é um refinado machista do Sul da Europa. Isso levanta algumas questões, mas o que se quer são soluções, não problemas. Assim, o melhor que tem a fazer é ser mulher. Tem logo direito a um bocado mais de tolerância por parte do automobilista de bigode farto e pelo na venta. Uma mulher de bicicleta na estrada é visto como uma anomalia, para a qual bem se pode perder algum tempo, para análise e estudo. Análise do fenómeno em si e estudo das formas femininas, bem entendido.

  • AMOR À VACA. A paixão avassaladora que assola à décadas a sociedade portuguesa pela sua amante de 4 rodas, a vaca sagrada, pode ser usada a nosso favor. Em vez de suportar razias sucessivas por parte dos automobilistas, nas costumeiras ultrapassagens "chega pra lá", experimente levar os alforges bem cheios, principalmente o do lado esquerdo. Não só tornam a bicicleta mais visível, como garantem uma maior distância lateral de segurança por parte dos Schumachers cá do burgo. Não é que o problema fosse falta de visibilidade, é que eles têm medo de riscar a tinta ao bólide.

E assim acontece, o Lisboa Bike a contribuir de forma decisiva para a segurança rodoviária. Muito mais que estes tipos, que alguém ainda tem que me explicar para que servem. E agora algo completamente diverso: a pedido de várias famílias, podem encontrar digitalizações da reportagem da revista do DN de sábado aqui.

4 comentários:

  1. Bessa, agradeço a divulgação da reportagem.
    Devo acrescentar que sou a favor dos habitantes de Nova Iorque a que a reportagem alude: não às ciclovias na cidade. Passeios para os peões, estrada para os outros. Partilha total da estrada por todos os veículos, sem prejuízo de dedicar uma ou mais vias a um tipo determinado, como BUS ou... bicicletas. Ciclovias, sim, se seguirem a mesma linha das auto-estradas: "via pública destinada a bicicletas, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados e sinalizada como tal."
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Tenho ideia que as ciclovias de Nova Iorque são na estrada, não no passeio. Não conheço pessoalmente. Sem dúvida que os americanos ainda tem muito a aprender sobre infraestruturas cicláveis. Tal como nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não reclamem, vocês nunca pedalaramk em São Paulo

    ResponderEliminar
  4. Na verdade, não. Mas conheço quem o tenha feito. E percebo o que queres dizer: há sempre pior. Talvez um ciclista de São Paulo possa encontrar conforto na noção de que na Índia e no Nepal ainda é pior...

    ResponderEliminar