terça-feira, 11 de maio de 2021

Projecto Bacalhau: Dia 19 - A Estrada para a Eternidade


O balcão do café era bastante antigo e transmitia ambiente ao resto do estabelecimento. Mal sinalizado, o humilde café da beira da estrada fora um achado importante, em mais uma manhã de fim Junho na Nacional 2. Estava a absorver esse ambiente, sentado numa cadeira barata, em frente a uma mesa onde repousavam um pão de carcaça com queijo e um galão que arrefecia no seu tradicional copo estriado. 

Um cliente local conversa, algum esforço de sedução à mistura, com a jovem empregada. Eu tinha feito os primeiros quilómetros da manhã em jejum, por falta de opções, e imaginava o quanto me penalizariam estes comportamentos. Em qualquer caso, por aqueles tempos sentia-me um veterano, um viajante intrépido, um bikepacker endurecido, que não temia nem o clima nem a distância, e que confortavelmente se instalava em qualquer espaço público, indiferente aos olhares à sua indumentária de licra e habituais camadas de pó e suor.         

A minha atenção recaiu então no pequeno televisor instalado a um canto, que transmitia um popular programa matinal. Num segmento sobre celebridades, no contexto de um ano de 2020 cheio de adversidade, discutia-se o falecimento recente de Pedro Lima. Isto era novo para mim. Tinha brevemente cruzado caminho com o conhecido actor de novelas na minha carreira de fotógrafo. Enquanto eu fora fotógrafo do grupo Motorpress, o Pedro assumira a posição de director da revista Mens Health. Era um cargo quase honorífico, mas que reflectia o estatuto de estrela de Pedro Lima. 

Em pessoa, qualquer um facilmente dava esse estatuto por merecido. O Pedro tinha uma presença que não decepcionava. Era um James Bond da vida real, tinha a beleza de um modelo e o carisma de um bom líder. Tal como com o personagem de Ian Fleming, ficava a ideia de que os homens queriam ser como ele, e as mulheres desejavam estar com ele. O seu charme rivalizava apenas com a sua humildade. Por isso mesmo, a notícia de que esta privilegiada figura pública, casado e pai de filhos, tinha acabado com a própria vida, parecia deixar os comentadores do mundo social perplexos. A minha reacção não era diferente. E aquela questão fez o resto da viagem comigo.


No calor do Alentejo


Há qualquer coisa no Alentejo, qualquer coisa que me agrada. Pode ser da comida, pode ser das gentes, ou pode ser simplesmente da fraca densidade de população e os amplos espaços abertos. A N2 por estas bandas não tem a diversão das curvas, nem o desafio das subidas, mas acreditem que o desafio existe. O calor é real e o abrigo escasso. Mesmo começando de manhã cedo, quando o meio do dia chega, não queres ser apanhado na estrada. Nestes momentos, umas árvores ou uma dos magníficos abrigos de paragem de autocarro ajudam a proteger do Sol, enquanto bebemos uns líquidos e planeamos como sobreviver ao resto do dia. 


Montargil


Da N2 é possível ver alguns empreendimentos turísticos claramente destinados a indivíduos de elevado poder adquisitivo. Abundam as carrinhas de transferes para VIP's, cor de prata e vidros fumados, e também carros de elevada cilindrada e matrícula estrangeira. Aparentemente o atractivo, além da tranquilidade do Alentejo, é a albufeira da barragem de Montargil, que a N2 contorna.  



A albufeira


Parei para observar a albufeira e fazer umas fotos. Meto conversa com um casal de meia idade, que ali chegou de autocaravana. Depois de falar da minha viagem, e só mencionei que estava a fazer a N2, eles dizem-me que também gostavam de fazer a N2, "um dia". Para já vão fazendo uns quilómetros da estrada, quando podem, ao fim de semana, mas não sabem quando conseguirão realizar o sonho de fazer o percurso completo.

Mais uma vez, sinto-me um privilegiado por poder fazer esta viagem, ao meu ritmo e segundo as minhas regras. Às vezes ajuda que outros nos digam, nos recordem, o boa que é a nossa vida. 



Puro Alentejo



De volta à estrada, arranjar água é quase uma ocupação a tempo inteiro. Se insistirmos em continuar a rolar na hora do calor, vai ser preciso repor líquidos periodicamente e isso obriga a constantes paragens. Nem sempre é preciso que seja num café, já que há alguns parques de merendas com fontes de água (e sombra) e fontes públicas fantásticas ao longo da estrada. 


Mesmo a calhar



R2?


A paragem mais memorável do dia foi talvez em Ciborro, a simpática aldeia alentejana surge de uma curva para abrigar-nos dos ferozes raios do Sol, e parece ter abraçado a sua entidade de porto de abrigo da N2. O Ciborro é o Km 500 da histórica via. Tenho que admitir que aqui fiquei mesmo com pena de saber que estava bem mais próximo do fim do que do início da viagem por esta estrada. Isto é o que a N2 faz.




500!


Foto obrigatória


Uns amendoins e estamos de volta à estrada. O piso nem sempre é recente, nem sempre é decente, e bermas não existem por aqui. Mas sou atraído pela austeridade, pela solidão deste troço da estrada. Sem companhia durante horas, o Dentuça e eu resolvemos um a um os problemas da humanidade. O conflicto israelo-palestiniano? Fácil. As alterações climáticas? No papo. Quem matou o JFK? Estávamos quase a desembrulhar esse mistério embrulhado num enigma quando rolamos pela entrada do  Torrão, talvez a terra que mais entusiasticamente abraçou a sua identidade "N2". Por todo o lado os estabelecimentos comerciais têm nomes alusivos ao percurso e em cada esquina encontramos motas e motards, em grandes grupos.   



N2-R2



Fico alojado no Torrão, numa Guest House simpática e deserta, com um pátio interior. Hoje não parei para almoço, mais uma vez a tentar acumular quilómetros antes do calor do dia dar cabo de mim. Tentei compensar com um jantar reforçado, uma piza gigante e uma caixa de morangos. Mais reestabelecido, tenho que analisar a situação. Graças ao esforço dos últimos dias, esta noite durmo a apenas 170Km de Faro. Com um esforço final, posso chegar um dia inteiro antes do estipulado pelo desafio do Dentuça, num total de 6 dias para completar a N2. 

Amanhã a previsão aponta para um dia ainda mais quente no Sul do país, e a verdade é que eu não tenho pressa. Mas era fixe...



O cenário para jantar


Dia 19. Ponte de Sor-Torrão. 131km. (Estrada).

Sem comentários:

Enviar um comentário