quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Da News
Este vídeo chegou-me via a newsletter da FPCUB. Vale a pena difundir. É uma reportagem sobre a evolução nos últimos anos (ou revolução?) do uso da bicicleta na cidade de Sevilha. A Andaluzia é das regiões espanholas que conheço pior. Tenho a ideia de que os andaluzes não são muito diferentes de nós, ou seja, também são todos meio ciganos. (Com perdão para o povo Roma.) Antes que comece a chegar o hate mail, esclareço que só quero dizer que são também pouco avessos a cumprir regras, obedecer a normas e talvez bastante obcecados com questões de status. Ou seja, gostam (demasiado) dos seus pópós, e fazem um uso muito "liberal" deles. Como nós.
A julgar pelas imagens do vídeo, os progressos na rede de ciclovias de Sevilha parecem ter sido conseguidos sem incomodar o divino fluxo das vacas sagradas. As ciclovias parecem estar todas nos passeios. As zonas do centro histórico continuam abertas ao tráfego automóvel. Há, aqui e ali, uns cruzamentos esquisitos, umas bicicletas a ter que descer passeios, enfim, coisas que, se fosse cá, diríamos feitas "à portuguesa". Agora, é inegável que eles fizeram notáveis progressos, numa terra com temperaturas médias muito altas, coisa tão ou mais problemática que as tão citadas (na hora das desculpas) colinas de Lisboa. Em suma, quanto mais não fosse pelas semelhanças, um exemplo a analisar.
Mais noticias: na edição do Público on-line vinha esta interessante peça. Já começa a enjoar a conversa dos carros eléctricos. Um trabalho incluído no separador "Ecosfera" do jornal, que não fala mais que de automóveis. Os média têm muita culpa em ajudar a propagar o mito do "carro amigo do ambiente". Tal coisa não existe. Querem um veículo eléctrico amigo do ambiente? Um que já existe há muitos anos? E que não estaciona em cima do passeio? Chama-se "Comboio". Experimentem.
Por fim, mais dois apontamentos. São sobre os blogues que, já terão reparado, sigo mais atentamente:
- Por um lado, os meus parabéns ao Pedro Fontes, o homem que atravessou África a solo, de Angola a Moçambique, montado na sua bicicleta de montanha. Depois de milhares de km, muito calor, muitos furos e alguns encontros mais imediatos com a fauna local, o Pedro chegou, são e salvo, a Maputo, segundo noticiou ontem a RTP2. Mais info também aqui. Uma viagem memorável!
- Por fim, o outro projecto que tenho acompanhado com grande interesse, a volta a Portugal do Paulo Guerra dos Santos está a aproximar-se da sua conclusão. Tendo lido avidamente as reportagens diárias desta epopeia, fica-se com a ideia de que Portugal não é só Lisboa e que no país, felizmente, muitos municípios parecem levar bem mais a sério as questões da mobilidade sustentável que o da nossa capital. Fiquem atentos ao site, era interessante que quem tivesse disponibilidade, se juntasse ao Paulo na sua última etapa, no regresso à velha Olissipo. Uma grande "escolta" de bicicletas seria o final merecido para esta aventura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
As modificações em Sevilha são bem maiores do que o vídeo pode fazer crer. A zona livre de automóveis é enorme, a principal avenida do centro histórica foi totalmente pedonalizada, passando agora apenas um eléctrico quando dantes havia trânsito intenso, etc.
ResponderEliminarEscusado será dizer que notei que havia muito mais comércio das várias vezes que lá fui (antes e depois da alteração)
Fico feliz em saber que assim é. Tenho que lá dar um salto!
ResponderEliminar