quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia europeu sem carros?

Finda a semana europeia da mobilidade, um balanço. Confesso que estava na expectativa de ver alguma coisa especial acontecer ontem, o dia europeu sem carros. É que eu ainda sou do tempo em que se fechavam ao trânsito avenidas inteiras do centro de Lisboa, onde só circulavam os transportes públicos (mais as muitas excepções que os portugueses são pródigos em arranjar para qualquer regra).

Av. de Berna, ontem de tarde

Desde há uns anos para cá, nada. Para felicidade dos automobilistas mais empedernidos, que não conseguem passar sem a sua fiel montada um dia por ano que seja, nem um metro de asfalto fica nestas datas vedado à circulação das vacas sagradas. A semana da mobilidade é suposto promover o uso dos transportes públicos e da bicicleta, demonstrando que em condições mais favoráveis, ou seja, sem o asfixiante trânsito automóvel, estes podem ser meios de transportes mais cómodos, rápidos e tão seguros como o uso dos supracitados paquidermes que tudo entopem. As principais autarquias do país, e não só, ao que parece, decidiram que isso dá muito trabalho.

Campo Pequeno, ontem
As iniciativas agora resumem-se a meros actos simbólicos, como a apresentação em Lisboa de um mapa de ciclovias que não traz absolutamente nada de novo. Aliás pelo contrario, serve de confirmação de que a câmara ainda nem tem previsto o traçado de uma ciclovia que finalmente ligue a cota do rio à zona do centro da cidade, algo como ligar a Praça do Comércio ao Saldanha, para mim o traçado mais importante do ponto de vista do ciclismo utilitário na cidade.

Mas será que podemos realmente esperar alguma coisa de um município que tem as ciclovias entregues ao pelouro dos jardins? Que este ano possibilitou aos ciclistas a benesse de poder ir brincar una noite para o Túnel do Marquês, fechado, das 23:30h às 05:00h??? Acham mesmo que esta gente leva a mobilidade sustentável minimamente a sério?

4 comentários:

  1. Boa!
    Por muito que às vezes me custe, também não consigo ficar minimamente entusiasmado com "fechos de túneis, Marginais ou praças". Especialmente quando enseridos em iniciativas que são oportunidade para mostrar MESMO vontade de dar a volta a isto!

    ResponderEliminar
  2. Realmente não podemos esperar abébias... Mas ainda bem que vai havendo algumas pessoas a remar contra a maré. A pouco e pouco vamos sendo cada vez mais!

    ResponderEliminar
  3. Não queria ser derrotista com este texto, acho que as pessoas vão tomando consciência dos problemas e muitos estão dispostos a mudar. Os aparelhos do estado é que são terrivelmente lentos, e muitas iniciativas perdem-se no oportunismo politico e na propaganda inconsequente.

    ResponderEliminar
  4. Derrotista?
    Começar um blog sobre mobilidade e escolher a via lenta do pedal é ser derrotista?
    Realista e pouco demagogo, digo eu!
    Temos é de combinar um gin no bar dos gémeos.

    ResponderEliminar