terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lisboa de Bicicleta de Estrada

Lisboa, Terreiro do Paço


Depois do sucesso em Londres, a Raleigh veio comigo para espalhar charme pelas ruas de Lisboa. (E talvez um bocadinho de óleo também). Ora eu estava à espera de encontrar diferenças e até alguns problemas no uso de uma bicicleta de estrada em Lisboa e, vai-se a ver, tinha razão.

1. Transmissão. Há varias questões a ponderar. Para começo de conversa, que tal as lendárias e absolutamente míticas colinas de Lisboa? Se há coisa que vem sempre à baila em conversas sobre biclas e ciclismo utilitário, até na imprensa, são as colinas. As colinas são o nosso fado. E a derradeira desculpa de uma sociedade comodista, perdida em provincianos ideais de "conforto". Sim, Lisboa não é plana, mas poucas cidades o são, completamente. A minha Raleigh vem munida com uns pratos 52-42 e carreto 14-24. São mudanças relativamente pesadas, normais numa bicicleta de corrida, que privilegiam mais a velocidade do que as subidas. Mesmo assim, não tive qualquer problema em Lisboa, até agora têm chegado para tudo.

2. Piso. Lisboa tem piso bom, assim-assim, e completamente terceiro-mundista. Do excelente ao deplorável pode levar só alguns metros. As bicicletas de estrada preferem asfalto perfeitamente liso, e se esse pavimento pode ser encontrado em Lisboa, é mais fácil localizar empedrado ondulado, asfalto esburacado e deformado, e lajes de betão desalinhadas nas ruas da capital. Mesmo munido de pneus largos 700x28, a Raleigh sofre bastante em algumas zonas de Lisboa. (Av. Duque de Loulé, Rossio, Av. da Liberdade, Rua do Ouro, Cais do Sodré, e um longo etc.) As vibrações e os solavancos podem ser mais que muitos, e é aqui que um modelo de bicicleta com suspensão e/ou um quadro mais robusto claramente leva vantagem. Outro problema nefasto são os carris de eléctrico, onde um pneu 28 cabe sem dificuldade. Todo o cuidado é pouco.

3. Velocidade. Vou vos contar um pequeno segredo. É daquelas coisas que toda a gente no fundo sabe, mas não quer aceitar: todas as bicicletas andam à mesma velocidade em ambiente urbano. O que conta realmente é o motor. Não acreditam? Façam o teste. Num percurso conhecido usem uma bicicleta urbana de 25 kg e 3 mudanças. Depois, noutro dia, façam o mesmo percurso, mas com a vossa máquina desportiva predilecta, tipo uma bicicleta de estrada em crabono de 8 kg e pneus anorécticos. Aposto que a diferença de tempos nunca ultrapassará um minuto ou dois. Isso porque a cidade, com os seus cruzamentos, semáforos, passagens de peões, impõem o seu próprio ritmo. E foi isso mesmo que eu constatei. A Raleigh não é mais rápida a realizar os meus trajectos tradicionais que o era a minha Riverside (7 kg mais pesada) ou a minha BTT adaptada (4 kg mais pesada). Levo exactamente o mesmo tempo. Isso não invalida que eu possa agora acelerar mais rápido ou manter facilmente uma velocidade mais elevada, o que permite fugir dos Fogareirus Raivosum e torna mais fácil (e divertido!) conviver com o resto do trânsito.  

4. Utilitarismo. A maior parte das bicicletas de estrada não têm apoios para grades porta-bagagens ou guarda lamas, não toleram pneus largos, não protegem a  roupa da transmissão e obrigam a posições agressivas, pouco confortáveis. Um modelo mais idoso, como o meu, normalmente sofre de apenas alguns destes males. Graças a uma maior altura do avanço, tenho uma posição confortável, a Raleigh aceita pneus relativamente largos e tem apoios para guarda-lamas. O transporte de carga é que está mais complicado de resolver. Há muitas hipóteses, desde "p-clips" no quadro para colocar a grade porta-bagagens, a grelhas dianteiras, "saddle bags", as opções são várias, até agora tenho optado pela fatídica mochila. Quanto ao sujar a roupa, já me acostumei a dobrar a perna das calças do lado direito. Para quê complicar? 

5 comentários:

  1. Muito bom. Eu tenho andado com uma long-tail de 23kgs e não perco grande tempo, mas as pernas cansam-se bem mais. Queria optar por um quadro de cyclocross, que permitem umas rodas um pouco mais grossas que essas 28 e ainda guarda-lamas. No meu percurso ganho uns brutais 7 minutos ;O)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O que mais influencia a pedalada é a geometria da bicicleta. A não ser nas escaladas longas e mais íngremes, o peso da bicla pouco importa. Qualquer que seja o ambiente, em estrada, urbano, a subir ou a descer, a bicicleta "de estrada" ganha sempre. Tenho três dessas com drop bar. Uma modernaça, num mix de aluminio e crabono, outra da época da Raleigh, mas bem portuguesinha, e uma singlespeed feita à medida, a minha urbana por excelência. Todas elas perfeitamente adaptáveis ao ciclismo urbano.

    ResponderEliminar
  3. Quanto as colinas... deve experimentar com a Rua da Graça--uma boa subida. De facto, quem quer uma doce tortura de escalamento pode tê-la nesta cidade. Abraço e boas pedalas.

    ResponderEliminar
  4. A única rua que me fez desmontar em Lisboa foi a Rua Vale de Sto. António, não é a Graça, mas é quase. Foi com outra bicicleta. De qualquer maneira acho que devemos escolher as nossas batalhas, não se pode "ganhar" sempre, mas há sempre um percurso alternativo.

    ResponderEliminar
  5. Para transporte costumo usar um alforge traseiro que me leva bastante carga.
    Mesmo com o alforge completamente carregado, a condução da bicicleta permanece quase igual e praticamente não se sente o peso (vou frequentemente ao supermercado fazer compras e volto bastante carregado, sem mudar substancialmente a condução). O facto de os alforges seguirem numa posição baixa facilita o equilíbrio, uma vez que o centro de gravidade é razoavelmente baixo).
    Abraço e boas pedaladas,
    Francisco

    ResponderEliminar