Muito gosta a CML deste sinal |
Sim, sim, eu sei que houve uma série de eventos e que Domingo há umas coisas no museu da electricidade. Eu próprio sou menino para lá ir. Isso não invalida que o panorama geral seja paupérrimo. Quero dizer, tudo o que não inclua fechar pelo menos as zonas históricas ao trânsito motorizado é ridículo. Quantas pessoas em Lisboa ouviram sequer falar da semana europeia da mobilidade? De que forma foram sensibilizadas para a necessidade de utilizar modos de deslocação sustentáveis? De que maneira se procurou afirmar os direitos das pessoas de se deslocarem em segurança e com dignidade, independentemente do meio de transporte que decidam utilizar?
Isso das bicicletes é muito giro! Para servir de decoração, claro |
Não sei, mas se não há coragem para fechar umas miseras ruas um dia por ano, numa cidade onde ainda está tudo por fazer, receio que a mudança só chegue daqui a gerações. E eu não sou especialmente paciente. É claro que tendo chegado há pouco tempo de Londres, depois de lá ter passado meses, a realidade lisboeta parece-me agora especialmente penosa. E a realidade é esta:
Av. Berna: Muitas faixas de asfalto, mas o passeio é assim |
Muitos carros=Qualidade de Vida!! Por isso somos todos tão Felizes! |
"Ciclovias" no passeio: bom piso para peões e bom para votos |
Baixa: Malta do "estamos a trabalhar", com a cumplicidade da PSP |
O passeio tem que dar para tudo, menos para as pessoas |
Mesmo no passeio, o pópó tem sempre prioridade |
Passagem de peões: sitio de recurso para deixar o carro |
Um passeio bem aproveitado |
Calçada Portuguesa: provavelmente o pior piso para caminhar |
Um passeio no fundo é só mais uma faixa de rodagem... |
...a usar a gosto |
Sinalização tipo AE em cidade: para o pópó não ter que abrandar |
Para o pópó tudo tudo tudo!! |
Para o peão as sobras. Se houver |
Este semáforo foi colocado especificamente para tirar a prioridade ao peão. |
Disto é que o povo gosta! Asfalto com fartura=mobilidade |
A Av. Duque de Ávila recém renovada tem este aspecto |
Ciclovia da Av. Duque de Ávila |
Lisboa: carros e degradação urbana |
No meio do caos, só os excêntricos se aventuram |
Tenho consciência que muitos Lisboetas são sinceramente incapazes de identificar os problemas que estas fotos documentam. E ano após ano, nem na semana da mobilidade consigo encontrar sinais de que as coisas estão a realmente a mudar. A excepção é o número de ciclistas. Eu vejo-os por aí cada vez mais. Eles é que mantêm a esperança viva. Se há pessoas com coragem para enfrentar todas as indignidades e perigos que a Lisboa do Séc. XXI ainda reserva para o ciclista urbano, talvez haja esperança.
Na FCSH |
Na minha faculdade esta semana pela primeira vez faltaram lugares de estacionamento para bicicletas e os alunos tiveram que recorrer aos postes mais próximos. Pode ser um sinal dos tempos, mas também podem desaparecer todas com as primeiras chuvas. Vou tentar convencer-me que a primeira hipótese é a mais provável.
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