sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Wide Eyed and Legless" - Uma visão do Tour

Título estranho, mas perfeitamente justificado!
 
Outra leitura supremamente interessante que é fruto da minha passagem por terras de sua Majestade é este Wide Eyed and Legless: Inside the Tour de France. O Tour nunca tinha despertado o meu interesse até há bem pouco tempo, e embora agora não resista a acompanhar a prova cada verão, mesmo que tenha que recorrer a algum misterioso site Belga para ver o streaming de vídeo em directo, também sou bastante crítico com todo aquele circo.

Wide Eyed and Legless é um relato do Tour de 1987, visto pelos olhos de um jornalista desportivo britânico, que acompanha uma das poucas equipas profissionais Inglesas a tentar a sua sorte na mais dura prova de ciclismo do mundo. O autor, Jeff Connor, viaja com a equipa ANC - Halfords e consegue um grau de envolvimento pouco usual com os ciclistas, o(s) directore(s) desportivo(s), os mecânicos e todo o resto da comitiva. Se o Jeff era um iniciado na cobertura do Tour, também a equipa ANC britânica era relativamente inexperiente e formada por um grupo heterogéneo e relativamente desconexo de pessoas, que são postas à prova desde o primeiro dia no Tour e levadas até ao limite daí em diante.

Embora de leitura ligeira (e rápida) e a traços apenas factual e jornalístico, ler este livro é saltar sem para-quedas para a voragem devoradora que é o Tour. Paulatinamente vamos mergulhamos nas tradições, maquinações e meandros da prova desportiva mais exigentes do planeta. Considerada por alguns o melhor livro de ciclismo de todos os tempos, este é sem dúvida um retrato magistral do que é o Tour e do que é a vida de quem nele se aventura. Para ler e guardar.

Sem comentários:

Enviar um comentário