Se forem como eu (altos, espadaúdos, esbeltos...), certamente já passaram horas em claro, a dar voltas na cama enquanto tentavam responder a esta pertinente questão. Quantas bicicletas? Existem tantas modalidades de ciclismo e tantas formas diferentes de modernamente dar ao pedal, que a coisa fica difícil de definir. Não dispondo de recursos ilimitados, há que chegar a compromissos.
Após alguns anos retirado num mosteiro Tibetano, penso ter encontrado a fórmula certa. Como em outras situações, o que está bem para mim pode não se aplicar a outros, mas sigam o meu raciocínio:
Uma BTT: tão útil como um canivete suíço |
Bicicleta de Montanha. Esta não é difícil. As bicicletas de todo o terreno são as mais adaptáveis dos modelos de duas rodas e pedal. Podem servir para passeios de domingo, no monte, com os amigos, mas também podem servir para dar um salto ao supermercado ou ir para o trabalho. Com pneus slicks acompanham uma bicicleta de estrada. Com poucas adaptações até podem servir para viajar!
Orbitaaaaa! |
Bicicleta de cidade. Um modelo urbano puro é de incomparável conforto e facilidade de utilização para o dia a dia. Bem equipada, é a ferramenta certa para o trabalho, não é um dessenrrascanço, como seria com outra bicicleta. Se é para fazer vida sem carro na cidade, uma destas belezas é imprescindível.
Até ao fim da rua, até ao fim do mundo... |
Bicicleta de Viagem (Trekking ou Touring). Para aquelas férias de verão a viajar serem aproveitadas ao máximo não é preciso uma bicicleta dedicada. Mas facilita muito levar uma bicicleta preparada para transportar peso ao longo de muitos quilómetros sem stress nem cansaço.
Diz que são boas. E alem disso são boas! |
Bicicleta de estrada. Para aquelas voltas de estrada de muitos quilómetros com os amigos ou mesmo provas desportivas, uma BTT com pneus lisos não chega. Nada bate o aerodinamismo, peso e escalonamento de mudanças de uma bicicleta de estrada.
À prova de roubo. Ou quase... |
Bicicleta descartável. Para ir "ali ao lado" num instante, sem grandes preocupações com o lugar onde vamos deixar a bicicleta, dá muito jeito ter um modelo velho e pouco desejável para deixar em sítios de segurança duvidosa. E muita gente já tem uma velha ancora de cacilheiro por perto, é bom poder dar-lhe uso.
Nham... |
Bicicleta dobrável. Para aqueles percursos em que não se pode evitar usar os transportes públicos, uma bicicleta dobrável permite-nos realizar parte do percurso a força de pedal. Resolve também alguns problemas de segurança no estacionamento, a permitir o transporte para dentro de portas. Além disso são muito divertidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário