sábado, 24 de setembro de 2011

Pedais de encaixe na cidade

O ultimo grito da moda urbana cycle-chic-mega-ri-fixe. Os colegas gostaram

Ultimamente tenho andado com pedais de encaixe. A coisa começou por simples preguiça em voltar a trocar os pedais por uns convencionais depois de umas voltas maiores de fim-de-semana. Acabei por usar bastante os pedais de encaixe em deslocações utilitárias por Lisboa nos últimos tempos e esta posta é um apanhado das minhas impressões.

Recordo que o meu background, se é que tenho algum, é do BTT, e nesta prática estava habituado ao uso de pedais de encaixe da Shimano ou compatíveis, vulgo SPD (No meu caso uns muito comuns M520). Normalmente quem se acostuma a este sistema não quer outra coisa. Também há quem nunca chegue a acostumar-se. Para uso em cidade tinha concluído que o sucessivo para-arranca tornava o uso do SPD menos aliciante, talvez mesmo perigoso, pelo que optei por uns convencionais pedais de plataforma.

Convencional...

...ou de encaixe?

Agora que tive oportunidade de experimentar, a verdade é que não posso dizer que haja um claro vencedor. Por um lado os SPD's mantêm em cidade todas as suas vantagens: permitem um maior controlo da força de pedalada e logo arranques mais incisivos e acelerações mais rápidas. Obviamente também dão maior segurança ao descer depressa uma rua esburacada de Lisboa, e dessas há muitas. Também ajuda ter o pé de arranque preso, podendo rodar muito mais facilmente o pedal para a posição ideal para voltar a arrancar, algo mais moroso com pedais convencionais. Os pedais de encaixe transmitem mais segurança a todo o momento, menos quando temos que, inesperadamente, colocar o pé no chão. E situações desse tipo não são incomuns no trânsito caótico de Lisboa. Em quase todos os modernos pedais de encaixe a pressão das molas pode ser regulada, nomeadamente para tensões muito baixas, como estão os meus neste momento. Mesmo assim o potencial para surgirem problemas está lá e não deve haver coisa pior que tombar na bicicleta, no meio dos carros, com uma perna presa no pedal...

Também há pedais mistos ou (como aqui), acessórios que permitem utilização mista

Para usar pedais de encaixe, é necessário utilizar sapatos específicos. Isso hoje em dia não é grande problema, existem muitos modelos, de várias marcas, que permitem um caminhar quase confortável e se o "cleat" ficar no meio da sola até se pode evitar o som de cascos de cavalo e o arruinar do chão da casa dos amigos. Não é o caso dos sapatos que eu tenho usado ultimamente, mas isso agora não interessa nada.

Em suma, para um utilizador experiente, é uma opção como outras. Para quem não tem bastante experiência com este tipo de pedais, o melhor é usar pedais de plataforma, as perdas de "potência" em distâncias curtas são negligenciáveis e são mais simples, versáteis, seguros e baratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário