Até ao fim do mês |
Está a decorrer até 30 de Setembro a votação para o Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa. Há algumas novidades este ano, nomeadamente as Assembleias Participativas, mas como não fui a nenhuma não me vou pronunciar sobre o tema. No que toca aos projectos que estão a votação, este ano não há grande coisa no que toca estritamente ao ciclismo utilitário, mas há ideias interessantes em áreas relacionadas, como medidas de acalmia de tráfego e melhoria de acessos pedonais. Tudo de âmbito local.
Infelizmente, o que se destaca este ano é mesmo o grande numero de propostas para criação de mais estacionamento na cidade. O povo também quer espaço para o carro, pá. Parece que o que há não chega. News flash, senhor Zé do Volante: nunca vai chegar! O melhor é começar a pensar em alternativas. Eu tenho uma, começa por "B" e acaba em "cleta"
Talvez valesse a pena fazer a listagem dos projectos em votação que dizem directamente respeito à utilização da bicicleta na cidade:
ResponderEliminarLUMIAR
Percursos Cicláveis
Número: 85
Cacifos para estacionamento de bicicletas
Número: 86
TODA A CIDADE
Estacionamento para bicicletas
Número: 68
Corredor Ciclável entre a Av. República e a Baixa Pombalina / Zona Ribeirinha
Número: 132
Ampliação da Rede de Percursos e corredores cicláveis
Número: 144
PROJECTOS COM LOCAL A DEFINIR
Via ciclável
Número: 67
Instalação de Elevador de Bicicletas
Número: 91
A pesquisa, consulta e votação dos projectos pode ser feita em http://www.lisboaparticipa.pt/pages/projetos.php
Eu destacaria os projectos relativos a ciclovias e corredores para bicicletas, em particular os números 132 e 144.
Cumprimentos,
JC Neves
Não entrei nesses detalhes porque não estou seguro que os projectos de ciclovias sejam mais importantes que, por exemplo, passeios seguros. Acho incrível que os munícipes de Lisboa tenham que recorrer ao OP para reclamar algo tão básico.
ResponderEliminarPor outro lado, o OP permite revelar directamente à câmara o interesse dos Lisboetas por assuntos que não têm grande prioridade por parte da autarquia, nomeadamente os que estão relacionados com a mobilidade em bicicleta. E nesse campo acho que prefiro os estacionamentos a mais "ciclovias" em cima do passeio, perigosas e pessimamente executadas.