quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Orçamento Participativo 2011-2012

Até ao fim do mês

Está a decorrer até 30 de Setembro a votação para o Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa. Há algumas novidades este ano, nomeadamente as Assembleias Participativas, mas como não fui a nenhuma não me vou pronunciar sobre o tema. No que toca aos projectos que estão a votação, este ano não há grande coisa no que toca estritamente ao ciclismo utilitário, mas há ideias interessantes em áreas relacionadas, como medidas de acalmia de tráfego e melhoria de acessos pedonais. Tudo de âmbito local.

Infelizmente, o que se destaca este ano é mesmo o grande numero de propostas para criação de mais estacionamento na cidade. O povo também quer espaço para o carro, pá. Parece que o que há não chega. News flash, senhor Zé do Volante: nunca vai chegar! O melhor é começar a pensar em alternativas. Eu tenho uma, começa por "B" e acaba em "cleta" 

2 comentários:

  1. Talvez valesse a pena fazer a listagem dos projectos em votação que dizem directamente respeito à utilização da bicicleta na cidade:

    LUMIAR
    Percursos Cicláveis
    Número: 85
    Cacifos para estacionamento de bicicletas
    Número: 86

    TODA A CIDADE
    Estacionamento para bicicletas
    Número: 68
    Corredor Ciclável entre a Av. República e a Baixa Pombalina / Zona Ribeirinha
    Número: 132
    Ampliação da Rede de Percursos e corredores cicláveis
    Número: 144

    PROJECTOS COM LOCAL A DEFINIR
    Via ciclável
    Número: 67
    Instalação de Elevador de Bicicletas
    Número: 91

    A pesquisa, consulta e votação dos projectos pode ser feita em http://www.lisboaparticipa.pt/pages/projetos.php

    Eu destacaria os projectos relativos a ciclovias e corredores para bicicletas, em particular os números 132 e 144.

    Cumprimentos,

    JC Neves

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  2. Não entrei nesses detalhes porque não estou seguro que os projectos de ciclovias sejam mais importantes que, por exemplo, passeios seguros. Acho incrível que os munícipes de Lisboa tenham que recorrer ao OP para reclamar algo tão básico.

    Por outro lado, o OP permite revelar directamente à câmara o interesse dos Lisboetas por assuntos que não têm grande prioridade por parte da autarquia, nomeadamente os que estão relacionados com a mobilidade em bicicleta. E nesse campo acho que prefiro os estacionamentos a mais "ciclovias" em cima do passeio, perigosas e pessimamente executadas.

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