terça-feira, 27 de setembro de 2011

Orçamento Participativo 2011-2012: Take 2

Até Sexta, dia 30
Se alguém leu o meu post original sobre o Orçamento Participativo deste ano, e os comentários que se lhe seguiram, deve ter ficado com a ideia de que eu não sou grande fã. E é mais ou menos a ideia correcta. Contudo, como em anos anteriores, acabei por perder um tempinho a tentar perceber os projectos e votei mesmo num.

E mudei de ideias por quê? Bom, não mudei propriamente de ideias, continuo a ter algumas considerações sobre todo o procedimento que me parecem pertinentes:

  • Que um munícipe tenha de recorrer ao OP para que a autarquia (talvez) resolva problemas básicos que são da sua responsabilidade, como fazer passeios seguros e arranjar buracos, parece-me humilhante.
  • As ciclovias que se podem atribuir directa e indirectamente ao OP foram pessimamente executadas e se esse é o standard de qualidade da CML nesta matéria, o melhor será não fazerem nada.
  • Assuntos da importância que (para mim) tem a mobilidade sustentável na capital não deveriam estar dependentes apenas da esmola/lotaria do OP, como muitas vezes parece que estão.

Dito isto, fui sensibilizado pelas palavras do JC Neves (obrigado) e acabei mesmo por votar. Não podemos esquecer que votando em qualquer projecto relacionado com o ciclismo urbano, mesmo um projecto que acabe derrotado, estamos a dar provas aos responsáveis da CML do contínuo interesse dos Lisboetas na Causa do ciclismo utilitário. E isso é realmente importante, porque todas as oportunidades são poucas para contrabalançar o omnipresente poder do Loby do popó.

Assim, eu votei no projecto 132, por interesse pessoal e pelas razões já citadas. As propostas relevantes parecem ser:

Nº  67 Via ciclável.
Nº  68 Estacionamento para bicicletas, Cidade de Lisboa.
Nº  85 Percursos Cicláveis, Lumiar.
Nº  86 Cacifos para estacionamento de bicicletas, Lumiar. 
Nº  91 Instalação de Elevador de Bicicletas.
Nº 132 Corredor Ciclável entre a Av. República e a Baixa.
Nº 144 Ampliação da Rede de Percursos e corredores cicláveis.

Consultem aqui os projectos. E votem até ao final da semana. Ou o ReichFürer Carlos Barbosa e seus capangas é que se ficam a rir.

Sem comentários:

Enviar um comentário