segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estranhas e Exóticas Bicicletas de Viagem

O Chinês teve azar, mas chegou ao fim!

Ficaram inspirados pela história do viajante chinês com uma pancada pelo nosso Infante D. Henrique o Navegador? Aquele que fez 18.000 km até ao Cabo da Roca, tendo sido previamente aliviado da sua bicicleta em Sines? O que saiu nas notícias e teve direito a página no livro dos focinhos?

Pois é, para esse intrépido viajante, chegou uma "simples" bicicleta de montanha, mas há malta que, ou por ser muito picuinhas, ou por ter muita pressa ou por se movimentar por paragens particularmente inóspitas, aposta em material mais especializado.

Temos por exemplo a expedição para bater o recorde da volta ao mundo numa bicicleta que, com toda a carga a bordo pesa apenas 16 kg. Sim, 16 quilogramas que incluem a própria bicicleta, mais toda a roupa, ferramentas, peças, comida, tenda, saco cama, objectos de higiene pessoal, etc, etc, etc, para vários meses de vida longe dos confortos do lar. Minimalismo é pouco. Já tive uma bicicleta que pesava mais que isso sem carga nenhuma...



Este senhor teve depois um acidente grave nos Estados desUnidos das Américas, tal como o Mark Beaumont. Coisas que acontecem. Mas se acham que atravessar os estates é perigoso, e parece que sim, imaginem atravessar o Alasca ou o Ártico. Há quem não goste de trenós e prefira uma Fat Bike. Como em tudo no ciclismo, rapidamente o seu uso se aproveitou para coisas relativamente inúteis, como passear na praia:




Pois é, guarda lamas é para meninos, isto é que é uma verdadeira bicicleta de inverno:

Surly Moonlander

Podem sempre preferir viajar com outro produto ainda mais excêntrico, o famoso kit da Xtracycle, que transforma qualquer bicicleta numa bicicleta de carga, uma longtail. É claro que já houve quem pensasse que esse era o equipamento ideal para viajar, por exemplo atravessar todo o comprimento das Américas, de Norte a Sul, 34.000 km em três anos e meio, sempre fora de estrada:

Imagem: www.ridingthespine.com

Não sei se é do fim do verão, mas aventuras deste género não me saem da cabeça. Vídeos como este também não ajuda:




Todos nós sabemos que, na prática, quase qualquer bicicleta serve para viajar. E a prova disso é que já se fizeram viagens de longa distância em antiguidades, em bicicletas de cidade com 3 mudanças, em bicicletas de crabono ultimo modelo, em dobráveis, até em uniciclos. Qualquer coisa serve. Ou quase. O que se requer provavelmente será vontade e determinação.

Não acreditam? Espreitem isto:





De nada. Espero que chegue para animar a Segunda Feira, que se prevê cinzenta e com chuva. Se não chegar, cliquem aqui.

Pedalem muito e pedalem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário