Frio, escuro e molhado: razões para apanhar o autocarro? |
E então, quem é que ainda não apanhou uma molha este ano? Ninguém levanta o braço? Não? Pois, o tempo tem estado bom para as couves e as laranjas, mas um pouco mais complicado para o ciclista urbano. Apesar disso, ou é impressão minha ou há muito mais pessoal a pedalar pelo inverno adentro do que aquilo que é costume.
Por exemplo, esta altura do campeonato, há um ano ou dois atrás, o estacionamento da minha faculdade já estaria deserto. Só a Grande Marmota Ciclista que está no Céu saberá se é por causa da crise, ou se será para irritar o Reichfuürer Barbosa, mas aquilo este ano tem estado muito mais compostinho. Hoje por exemplo, um dia de chuva, estava assim:
Sobravam 2 lugares... |
Não só vejo mais bicicletas estacionadas, como também as tenho visto a rolar. É difícil tomar o pulso à situação, não há números, mas eu vejo realmente mais ciclistas pelas ruas de Lisboa. Tenho apanhado outras pessoas de bicicleta em semáforos, coisa muito rara não há muito tempo atrás. Os encontros repetem-se, espero que se tornem mesmo rotineiros.
Ainda não estamos lá, por isso recordo quase toda a gente com quem me cruzo: uma bicicleta com pendura a circular à noite, a chegar aos Restauradores; ser ultrapassado pelo Paulo Guerra dos Santos na Av. 5 de Outubro; hoje vi mesmo vários outros ciclistas na Baixa, a enfrentar a chuva de Lisboa também com bicicletas de estrada já entradotas.
Já punha uns guarda-lamas... |
Toda a gente tem as suas estratégias para lidar com os dias de chuva. Eu tenho as minhas. Além de passar a vida a consultar o boletim meteorológico, a minha regra principal é muito simples: se estivera a cair chuva digna desse nome na hora de sair de casa, vou de transportes. Se não estiver a chover, mesmo que a previsão seja má, lá vou eu. Tenho um impermeável daqueles grandes tipo poncho, mas raramente uso, tal como as calças impermeáveis. Aquilo aquece muito e eu não vou gastar dinheiro em material mais respirável xpto. Em geral, acabo por usar só um impermeável mais levezinho, só a parte de cima, e se chover mesmo à séria quando estou a caminho, paro e espero. Tenho a vantagem de os meus compromissos serem bastante flexíveis, quero dizer, eu pelo menos acho que são...
Não tenho guarda-lamas montados na Raleigh, e bem tenho sentido a sua falta. Já vêm uns a caminho. É uma peça vital, sem eles a bicicleta e o ciclista rapidamente ficam num estado deplorável, mesmo que não chova, basta a estrada estar molhada:
Mais coisas para eu limpar |
O inverno lá se vai aproximando a passos largos, mas com alguma preparação é possível continuar a pedalar pelas ruas da velha Olisippo. Eu estou entusiasmado com o crescimento sustentado aparente do nosso ciclismo utilitário, não há semana que passe em que não abra uma nova loja, ou saia alguma coisa relevante na comunicação social sobre bicicletas, ou comprove eu próprio, empiricamente, no terreno, que eles andam aí. Mesmo à chuva.
Mmmmm, binho.... |
A minha não será a bicicleta mais indicada para o inverno, mas o nosso por cá nem é muito digno desse nome, e este ano vai ser mesmo à base de bicicleta de estrada jurássica. Espero ver mais dinossauros destes a rolar por Lisboa, tal como bicicletas e ciclistas de todo o tipo, mesmo quando o tempo não facilita.
Bom dia
ResponderEliminarEu ando na zona de Cascais e arredores, e também vejo cada vez mais pessoas a andar de bicicleta e com as quais me cruzo quase todos os dias. Eu também não gostava muito de utilizar as calças impermeáveis pelo mesmo motivo, porque de respiráveis não tem nada, precisamente por não serem de materiais xpto. Quando tenho de as utilizar passei a usar apenas uns calções por baixo. Não resolve o problema na totalidade, mas ajuda. Cumprimentos
Luis
A chuba ai a chuba!
ResponderEliminarUma coisa que descobri foi que usando apenas o capacete na cabeça molho-a tanto como se usasse o gorro do impermeável, logo não uso normalmente este para poder ouvir melhor o chofeur do 190d a libertar o Kraken!
Uma questão ao bessa: é viavel colocar uns pneus de estrada numa bicicleta hibrida como a minha e estes não são pouca borracha para este tempo?
Continuaçao de bom trabalho o blog está nota 11
David: Pneus de estrada mais largos que as medidas "de corrida" (tipicamente 700x23) são uma boa ideia para quem rola apenas em alcatrão. Os meus Michelain 700x28 baratuchos têm borracha suficiente e até agora não me posso queixar. Até punha uns mais largos, mas não tenho a certeza de que caibam, e ainda fala por os guarda-lamas. Um pouco de pressão a menos também ajuda.
ResponderEliminarLuis, tenho que experimentar isso dos calções: )
Boas pedaladas!
Bessa
BOM DIA CENASAPEDAL TEM IMPERMEAVEL PARA AS PERNAS FIXE
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