domingo, 8 de agosto de 2010

Bicicleta vs Transporte público

No espaço de uma semana desloquei-me por duas vezes a Sintra, partindo de casa. Embora com motivações e contextos diferentes, não consegui evitar fazer comparações entre as duas viagens, afinal havia também muitas semelhanças.


Bicicletas eléctricas de aluguer, em Sintra


Saí de Carcavelos para uma volta de bicicleta de estrada, (ou melhor, BTT com roda de estrada) em ritmo descontraído, sem ter propriamente um destino. Era fim de semana e estava com um amigo que conhecia bem a zona. O percurso foi algo como Carcavelos-Tires-Beloura-Lagoa Azul-Barragem do rio da Mula-Capuchos-Sintra(Vila)-Beloura-Tires-Carcavelos. Foram 55 km, percorridos sem pressas mas com bastantes subidas, com algumas pausas, em cerca de 3 horas e meia (a dar ao pedal!). Pouco trânsito e boa companhia facilitam estas andanças e esse foi certamente o caso desta vez. Cheguei a casa um pouco moído, mas fisicamente bem e com a moral em alta.


Misteriosa capela/jazigo ao lado de um riacho, Serra de Sintra


Na passada sexta feira aceitei o desafio de alinhar numa caminhada em Sintra e decidi ir para lá de transportes. Levei 15 minutos (a pé) a chegar ao comboio e esperei outro tanto por ele, na estação da CP de Carcavelos. Uma vez em Cascais apanhei um autocarro da Scotturb, também por ele tive de esperar mais de 25 minutos e depois tive de me sujeitar ao seu interminável percurso de 15 km em zigue-zague pelas ruas das pequenas terras que rodeiam Cascais e Sintra. Tudo somado levei mais de hora e meia só para chegar ao ponto de partida do passeio. O regresso foi igualmente penoso, agravado pelas temperaturas altas que transformavam o autocarro num eficaz forno. São mais ou menos 3 horas e meia para percorrer ao todo 30 km. Isso sem contar com o passeio pedestre propriamente dito, nesse caso haveria a somar 6 horas e 16 km pelos percursos misteriosos da serra. Cheguei a casa desidratado e sem energia. E ainda paguei um total de 9,70 Euros pelos bilhetes.


Sempre algo novo para descobrir na serra


Não quero aqui comparar alhos com baterias de lítio,  mas é um facto que a deslocação de bicicleta foi bem mais aprazível, mais rápida e até mais barata. Pode ter sido menos segura, talvez, embora eu ache que viajar num autocarro da Scotturb também não é para todos. Esta companhia tem a duvidosa distinção de povoar os pesadelos de muito ciclista, peão e automobilista, os seus condutores têm por hábito fazer ultrapassagens tangenciais, em grande velocidade, nas estradas da serra de Sintra e outros percursos onde espalham o seu charme. Felizmente o condutor que eu apanhei era um moço civilizado. Nunca pensei dizer isto, mas volta Carris, estás perdoada!

Resumindo, cada vez mais me convenço que as limitações que constantemente se apontam ao uso da bicicleta tem por base mais preconceitos do que factos. Poucos quererão pedalar 55 km de um percurso suburbano para ir para o trabalho, mas se quiserem, é possível! Se quiserem transpirar durante horas sem fazer exercício físico, e gastar algum dinheiro, como viram, também se arranja. Sim, eu sei, não falei aqui em pópós, e por duas razões. A primeira é porque não me apeteceu. A segunda tem a ver com as dificuldades de estacionamento na vila de Sintra. Acho criminoso como aquilo se enche de carros, não ia também eu contribuir para os engarrafamentos, a degradação da paisagem e para o stress colectivo.

3 comentários:

  1. Olá Bessa, de novo!

    Não o explicitei mas tb sou mto fã da bicicleta, da mobilidade e das aventuras que ela pode proporcionar.

    Lembrei-me que deves achar piada ler o relato da viagem que fiz há um ano, para ir de férias para o Baleal:
    http://joaodelicadosj.blogspot.com/2009/08/uma-aventura-na-estrada.html

    ABRAÇO!
    João.

    ResponderEliminar
  2. Fui ler e gostei sim. Isso é que foi improvisar! E aquela zona é tudo menos plana!

    Um abraço
    Bessa

    ResponderEliminar
  3. Iou! Hoje queria ir aqui ao Norte do país, praticamente na fronteira com a Malásia. Escolha óbvia: bicicleta. Eram 21 km, garantidamente a percorrer em menos de 1 hora, e já agora a constituirem (ida-e-volta = 42 km) um bom treino moderado, depois da volta à ilha de ontem.
    Começou a cair uma das habituais cargas de água que quase me fez desistir (mas seria difícil encarar uma demorada viagem de metro + autocarro + pé estimada pelo google em 1h04min. Felizmente parou de chover e o calor rapidamente secou as estradas. Lá fui e voltei, cada trecho em menos de 1 hora!
    Únicas desvantagens: é preciso abastecer mais (comer!!) e neste calor e humidade é impossível chegar ao destino muito "apresentável".

    ResponderEliminar