quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Projecto X

Foto: BikeRadar.com

Que acham da bicicleta da foto? Para o olho não treinado, parece uma velha BTT em aço, de gama baixa, do inicio dos anos 90. Uma boa opção para uma bicicleta utilitária de muito baixo custo e baixo risco de roubo. E se eu disser que o empoeirado modelo em causa é uma bicicleta holandesa de turismo, feita por medida, um dos modelos mais emblemáticos desse segmento, preparada para devorar grandes distancias com o máximo conforto, com um equipamento de luxo e um preço a rondar os 3.500,00 Euros? Trata-se de uma Santos TravelMaster, podem ver uma analise do modelo, com fotos mais pipis aqui.


Além de gostar do conceito de bicicletas de Touring, pela sua polivalência e robustez, fiquei agora com a ideia de que um modelo deste género não precisa de anunciar à légua aos gatunos que vale muito dinheiro, um problema grave para uma bicicleta utilitária, que passa boa parte da sua vida amarrada em locais públicos.

É claro que não vou gastar 3.500 Euros numa bicla utilitária, nem nada parecido. Mas este parece ser um caminho muito interessante a percorrer. Na minha procura por uma bicicleta utilitária faz-tudo e vai-a-todo-o-lado, um quadro de montanha do tipo old-school, discreto, barato, com escoras traseiras mais compridas e uma posição de condução mais elevada e confortável, parece uma boa opção. Depois é montar pneus mais citadinos, guarda lamas e grade porta-bagagens. A pesquisa já começou.

2 comentários:

  1. As caracteristicas que apontas são bons argumentos para uma bicicleta citadina, mas e quanto à roda? Estás seguro que uma 26´é a melhor opção? E que tal uma 28´?
    Neste momento uso a minha antiga btt (quadro cromoly, retirei a suspensão e fiz as adaptações tipicas: pneus, selim, protector de corrente, porta-bagagem) mas ainda penso em trocar por uma 28´
    Abraço
    Júlio

    ResponderEliminar
  2. Pois, roda 700 ou 28 (ou até uma 29er de BTT!) era preferível, mas eu estou a tentar compatibilizar com material que já tenho. No Decathlon, por 400 e alguns Euros arranja-se uma bicicleta muito decente com tudo o que estamos a falar. Tem é que se encomendar: http://www.decathlon.pt/PT/riverside-5-homem-49815563/

    Abraço!

    ResponderEliminar