sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Fabuloso destino do ReichFüher Barbosa

Conferência de imprensa com o ReichFürer

Pronto.

O homem abriu outra vez a boca e os meios de comunicação social difundiram obedientemente a mensagem do grande timoneiro do apocalipse motorizado. Este senhor já defendeu em tempos ideias com que até eu concordaria, como o reforço das campanhas mediáticas para a prevenção rodoviária (que existiram durante anos, mas depois desapareceram) e o aumento do nível de exigência e fiscalização das escolas de condução.

Mas o habitual do querido líder do maior clube do país é a retórica cheia de disparates populistas, que apelam ao automobilista primário, que se sente perseguido no seu direito divino de acelerar sem responsabilidade, estacionar onde lhe prover e pagar pouco ou nada por isso.

E desta vez o homem superou-se. Não é preciso ser muito viajado para perceber que Lisboa é das capitais europeias com menos ciclovias e menos espaço pedonal, uma cidade feita de vias rápidas e avenidas ainda mais rápidas, muitas e muitas faixas de alcatrão, passeios estreitos ou inexistentes e semáforos que só favorecem o tráfego automóvel. António Costa pouco fez para mudar esta realidade sombria. Dizer que o presidente da câmara de Lisboa quer por toda a gente a andar de bicicleta não faz qualquer sentido. Dizer que ninguém anda de bicicleta só prova que o presidente do ACP é tão míope na estrada como alguns dos seus associados.

Agorra que o ACP aceita motas, vamos falarr mal dos ciclistas!

É claro que o ReichFüher é um individuo desequilibrado, mas não é parvo. Longe disso. Ele sabe que o seu ataque ao alvo fácil e mediaticamente indefeso que são as bicicletas e as ciclovias, encontra pronta adesão no "Lisboeta" suburbano carro-dependente, que pouco sabe do mundo para lá do seu umbigo cheio de cotão. O Senhor Presidente não pretende agradar a todos. Chega-lhe mostrar serviço aos sócios do ACP e manter-se no topo da agenda mediática. É mais um oportunista mentecapto com um megafone na mão. Não devemos dar-lhe mais importância do que isso. Com um pouco de sorte todo este protagonismo ainda leva o ReichFüher a emigrar. Há países onde a sua particular filosofia de mobilidade se ajustaria melhor à realidade local.

3 comentários:

  1. De facto é demagogia pura e dura. Mas vejam isto do lado positivo. Mais vale falarem mal do que não falarem de todo. Há muito pouco tempo atrás as bicicletas só eram noticia na altura de certas competições nacionais e internacionais, agora esta temática começa a fazer correr tinta muito mais frequentemente. Das ultimas duas vezes que li noticias onde constava o nome do ReichFurer Barbosa falava sobre bicicletas. A que citas agora e esta: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1862806

    ResponderEliminar
  2. é impressionante como não o tiram do poleiro! Mas atenção que se ele dura assim tanto tempo é porque é possivel que represente mesmo o que vai na alma do ACP.
    O que poderia ser um problema de 1 individuo....pode ser o problema do "clube" que representa!

    ResponderEliminar
  3. Tenho lido muitos comentários na impressa online (valem o que valem) a condenarem as palavras do Presidente do ACP. Esperemos que o que Sr. Carlos Barbosa diz não seja realmente representativo do universo de sócios do ACP.

    ResponderEliminar